Meia tonelada de uniformes antigos da Portos do Paraná será transformada em mantas 29/01/2025 - 15:53
As peças serão entregues a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social de Paranaguá
A campanha de descarte consciente de uniformes antigos da Portos do Paraná foi concluída na última terça-feira (28) com a entrega de 32 caixas para a empresa Uniformes do Bem. A coleta teve início em junho do ano passado e recebeu calças, camisas, jaquetas e coletes usados pelos funcionários que atuam em diversos setores dos portos paranaenses.
A parceria é fruto de um projeto socioambiental da Portos do Paraná que busca dar a destinação correta a esses resíduos. Os uniformes que não atendem mais aos requisitos de segurança devido ao uso são transformados em mantas para aquecer famílias necessitadas.
“Estamos deixando de destinar um material nobre ao aterro sanitário. Tudo é transformado em peças úteis, que vão atender crianças e idosos, por exemplo”, explicou a analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.
Após a coleta dos materiais, a empresa contratada faz uma triagem para separar a borracha, o plástico e outros elementos costurados nos tecidos. “Dentro da reciclagem têxtil, considera-se material contaminado tudo o que possui botões, zíperes e qualquer item de material não-têxtil”, explicou a gestora da Uniformes do Bem, Thâmara de Lima.
Como não existe um maquinário capaz de realizar essa separação e classificação, a Uniformes do Bem atua em conjunto com o Instituto Supera, que seleciona pessoas em situação de vulnerabilidade social para desempenharem esse trabalho. Dessa forma, os uniformes também geram renda para muitas famílias.
Todos os itens separados das vestimentas passam por um processo específico de reciclagem. Outro cuidado é com a segurança institucional da Portos do Paraná: as peças são descaracterizadas para evitar que alguém tente utilizá-las para outras finalidades.
Ao reunir 22 toneladas de material, a Uniformes do Bem encaminha tudo para uma indústria que produz os cobertores e parte deles será doado para entidades que atuam em ações sociais em Paranaguá.