Nova UTI móvel passa a operar no Porto de Paranaguá 07/08/2024 - 16:09

Equipamento foi apresentado pelo OGMO e vai proporcionar mais agilidade e qualidade nos casos de emergência na faixa portuária e retroárea

A Portos do Paraná participou da solenidade de entrega da nova UTI Móvel que atenderá todas as ocorrências médicas no Porto de Paranaguá, apresentada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), nesta quarta-feira, dia 7. A nova viatura, uma Mercedes Benz Sprinter, é um investimento de cerca de R$ 600 mil. Junto com o novo equipamento, atuam 24 horas por dia em regime de plantão um socorrista, um enfermeiro e um médico, que colocam a estrutura portuária paranaense como referência em termos de cuidados com a saúde e segurança do trabalhador.
“Essa ambulância representa mais saúde e segurança para que o trabalhador portuário exerça a sua função aqui no Porto de Paranaguá e não só o trabalhador portuário como todos aqueles que adentram ao Porto e prestam algum tipo de serviço. Então, é extremamente importante esse equipamento que proporciona mais saúde e segurança aos nossos trabalhadores portuários”, destacou Marcus Freitas, Diretor Jurídico da Portos do Paraná.
Para a Diretora Executiva do OGMO, Shana Bertol, o novo equipamento mostra o compromisso com a saúde do trabalhador e abre as comemorações dos 30 anos da entidade. “Isso está dentro do nosso planejamento estratégico e, nos últimos anos, temos priorizado a saúde do trabalhador para que ele possa vir ao Porto e bater os recordes de produtividade que hoje eles batem aqui no Porto de Paranaguá. A ambulância é reflexo da nossa preocupação e que elevam ainda mais o nível de qualidade e eficiência dos atendimentos”, apontou.
Por sua vez, o Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, destaca que este é um serviço de extrema importância dentro da zona primária. “Esse serviço atende os trabalhadores 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma equipe robusta e extremamente qualificada, trata-se de um serviço vital para o Porto e que é executado com excelência, e isso faz a diferença”, comemorou.
De acordo com o médico do OGMO, Eriberto Westphalen, pelo tempo de uso e pelo contato diário com a maresia era necessária a substituição da ambulância e o novo equipamento vai fortalecer ainda mais o atendimento que é prestado aos trabalhadores. “É sempre importante termos um equipamento renovado e bem equipado além de uma equipe qualificada para saber administrar os casos de emergência e sempre temos um socorrista, que é o motorista, um enfermeiro e um médico capacitado”, explicou.
Por fim, o presidente do Sindicato de Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná e da Intersindical, João Fernando da Luz, destacou a maior tranquilidade que os trabalhadores terão para trabalhar sabendo do amparo que terão em caso de algum incidente. “Essa ambulância vai proporcionar um atendimento de forma mais moderna e mais rápida, que é o que importa nos casos de emergência quando se precisa de agilidade com qualidade”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS