Operadores portuários e usuários comemoram os avanços no Porto de Paranaguá 16/03/2018 - 14:57

Neste dia 17 de março – data em que o Porto de Paranaguá completa 83 anos de história - operadores portuários, cooperativas, usuários, empresas e entidades que atuam no Porto de Paranaguá também têm motivos para comemorar. Nos últimos sete anos, o segundo maior porto do Brasil recebeu um volume de investimentos digno do seu potencial, o que garantiu um aumento de produtividade em 33% e destaque no cenário nacional e internacional.

 

Foram R$657 milhões em investimentos entre 2011 e 2017 e outros R$725 milhões que estão previstos de 2018 a 2020. “Com isso, avançamos muito e devolvemos a competitividade ao Porto de Paranaguá”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

 

De acordo com o secretário-executivo do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEP, João Arthur Mohr, o Porto de Paranaguá vive um grande momento.  “Conseguiu evoluir em todos os pilares que fazem um porto ser eficiente: garantiu a infraestrutura marítima com a dragagem, modernizou seus berços, incentivou investimentos na infraestrutura terrestre e, dentro das suas possibilidades, vai desafogar os acessos viários à cidade. O porto está de parabéns pelos seus 83 anos", destacou Mohr.

 

O gerente geral da Harbor, Valmor Felipetto, diz que o Porto de Paranaguá é hoje um ícone no Brasil, devido aos investimentos em modernização e ao trabalho da atual equipe. “Todos os empresários do setor reconhecem o legado que esta administração está deixando para os usuários do Porto de Paranaguá “, disse Felipetto.

 

Os investimentos realizados com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com o objetivo de devolver a competitividade aos Portos do Paraná são os maiores dos últimos 40 anos.

“Há algum tempo falava-se que o Corredor de Exportação não tinha capacidade para movimentar 14 milhões de toneladas, mas em atingimos a marca de 17 milhões de toneladas de grãos embarcados, com a meta de atingir 20 milhões. Ou seja, o Porto de Paranaguá está melhor a cada ano”, declarou o gerente da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP), Jean Azzolin.

 

Segundo maior terminal marítimo do País, o Porto de Paranaguá tornou-se um colecionador de recordes: foram 45 deles nos últimos sete anos, coroando com a maior movimentação de cargas da sua história - 51,5 milhões de toneladas em 2017, volume 14,2% maior do que em 2016, quando foram movimentadas 45,1 milhões de toneladas.

 “Com uma estrutura que ultrapassa 80 anos, o Porto de Paranaguá conseguiu se manter atualizado, moderno e competitivo, prestando um serviço de qualidade para os seus clientes”, afirmou o gerente da Centro Sul Serviços Marítimos, João Paulo Barbieri.

 

CONTÊINERES -  O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, com uma capacidade anual de 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), inicia uma expansão que elevará sua capacidade para 2,4 milhões de TEUs/ano até 2019.

 

“Temos que comemorar estes 83 anos da autoridade portuária e reconhecer que os últimos anos foram excepcionais no que diz respeito à gestão do porto. Foi muito profissional e ágil. O porto é o integrador de dois elos, da parte marítima e da parte terrestre, e a própria Appa fez isso muito bem, contribuindo decisivamente para que as empresas privadas voltassem a acreditar no Porto e investissem em Paranaguá”, enfatizou o diretor Superintendente da TCP, Juarez Moraes e Silva.

 

FERTILIZANTES - Melhorias feitas nos últimos anos no porto de Paranaguá resultaram em redução de mais de 70% na multa para os importadores de fertilizantes pela eventual sobre-estadia de navios, a chamada demurrage. Segundo estudo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), de 2011 para cá, tanto o valor da multa quanto o tempo de sobre-estadia caíram cerca de 72,3% nos portos do Estado.

 

“O Porto de Paranaguá cresceu, evoluiu e se tornou o maior importador de fertilizantes do Brasil. Temos que continuar trabalhando para que esse porto continue sendo o mais importante e uma referência para esta atividade”, declarou o gerente da Fospar, Ronaldo Sapateiro.

 

Já o presidente dos Terminais Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, diz que a evolução do Porto é motivo de alegria para todos.  “O porto de Paranaguá está de parabéns pelo posicionamento que conseguiu neste momento dentro do cenário brasileiro”, completou Birkhan.

 

"São 83 anos de história servindo o Paraná e o Brasil. Temos que destacar o trabalho da Administração dos Portos e da comunidade portuária, que fez avanços importantes em momentos difíceis para o Brasil. Foi neste momento que o agronegócio foi fundamental para a economia do país e o Porto de Paranaguá correspondeu às expectativas dos produtores rurais", finalizou o deputado estadual Tião Medeiros.

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