Orquestra Sinfônica do Paraná fará concerto em Paranaguá 28/07/2010 - 10:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná se prepara para apresentação em Paranaguá, na próxima sexta-feira (30), às 20h, na Praça 29 de Julho, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. O concerto compõe a programação do aniversário dos 362 anos da cidade e dos 75 anos do Porto de Paranaguá.

O programa inclui as composições: Suíte n° 01 de Carmen (Ouverture), de Georges Bizet; Danças Húngaras n° 01 e n° 05, de Johannes Brahms; Três Danças Eslavas, op. 46, de Antonin Dvorak; e Dança Brasileira, de Mozart Camargo Guarnieri.

A primeira obra conta a história de Carmen, uma cigana que trabalha em uma fábrica de tabacos em Sevilha, na Espanha do século XIX. Sua beleza seduz os homens, especialmente o inocente soldado Don José, que se torna obcecado por ela. Por esse amor, ele abandona a farda e torna-se o seu amante. Mas Carmen não é fiel e acaba deixando - o para ficar com um famoso toureador, Escamillo. O soldado é tomado por um acesso de ira e ciúmes e tenta deter com violência a cigana, mas ela atira-lhe o anel que ele lhe tinha oferecido. Em fúria, Don José acaba matando sua amada em praça pública.

A suíte que será apresentada em Paranaguá é apenas um trecho da ópera, que é dividida em quatro atos e foi escrita baseada em um pequeno romance, de mesmo título, de Prosper Mérimée (1845), inspirado, por sua vez, nos escritos de Georges Henry Borrow, um inglês que viveu entre os ciganos espanhóis. Após ler a história original, Bizet decidiu transformá-la em ópera, com libreto escrito por Henri Meilhac e Ludovic Halévy. Sem nunca ter visitado a Espanha, ele pesquisou alguns elementos da música espanhola e acrescentou outros, derivados de sua grande criatividade.

As Danças Húngaras, que darão continuidade à programação, fazem parte de uma coletânea de 21 obras compostas em duas séries de 1869 e 1880. As composições são baseadas em danças folclóricas bem animadas e com temas húngaros. A de número 05 é baseada na czárda Bartfai emlek, do músico Béla Kéler. Com o sucesso, as composições foram adaptadas para diversos tipos de conjunto – o próprio Brahms orquestrou as danças nº 01, 03 e 10. Atualmente, todas estão orquestradas por diversos compositores.

Também dentro desse tema, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai apresentar Três Danças Eslavas, op. 46, de Antonin Dvorak. Elas compõem uma série de 16 obras para orquestra escritas entre 1878 e 1886 e publicada em dois grupos: Opus 46 e Opus 72. Originalmente escritas também para piano a quatro mãos e orquestradas posteriormente. As peças são animadas e foram bem recebidas pelo público e hoje se encontram entre as obras mais populares do compositor.

Para finalizar o concerto, será apresentada Dança Brasileira, de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), considerado um dos maiores compositores brasileiros. Grande apreciador da música de Brahms, devoto de Bach, além de admirar Mozart de tal maneira que deixou de assinar seu primeiro nome em respeito ao mestre. Guanieri escreveu muitas obras para orquestra, música de câmara, canto coletivo e instrumentos solistas. Para piano, instrumento que dominou com muita desenvoltura e habilidade, dedicou quase duzentas peças.

PARANAGUÁ – A programação comemorativa ao aniversário de Paranaguá prevê ainda a exposição Séries do Porto, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. A mostra acontecerá de 30 de julho a 31 de outubro e 25 obras assinadas por vários artistas retratando o dia a dia do terminal portuário, navios, cargas e o trabalho dos estivadores, entre outras temáticas, nos mais diferentes períodos.

Os eventos são promovidos por uma parceria entre Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Universidade Federal do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra.

SERVIÇO:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná