PAUTA DIA 3 – 9H: SEMINÁRIO “PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DO LITORAL PARANAENSE A PARTIR DO PRÉ-SAL” 02/09/2010 - 17:30

Geração de empregos, atração de novas indústrias e estímulo à economia local estão entre os temas do seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”, que será realizado na próxima sexta-feira (3), em Antonina. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Prefeitura de Antonina e Fundação Araucária, deve reunir autoridades das sete cidades litorâneas do Paraná, empresários e pesquisadores no Hotel Camboa Capela (Rua Vale Porto, 208).

Entre os participantes das mesas de debates estão os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann; e o ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha, além do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke; e o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, serão moderadores.

PROGRAMAÇÃO: A abertura do seminário será às 9h, seguida pelo primeiro painel de debates: “O Desenvolvimento do Litoral do Paraná a partir do Pré-Sal”, às 10h. Em seguida acontece uma entrevista coletiva com os ministros e o secretário Lübke.

Após o intervalo para o almoço, acontece o painel “O impacto do Pré-Sal no desenvolvimento do Paraná: aspectos econômicos e sociais”. Os debatedores serão: o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e os prefeitos de Antonina, Carlos Augusto Machado; e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes.

Às 15h20, começa o painel “Perspectivas do setor naval a partir do Pré-Sal”, com exposição do técnico do Ipea, João Alberto De Negri. Participam do debate o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Volnei Bisogrin; e Lenita Turchi, do Ipea. O encerramento está previsto para as 18 horas.

Serviço:

Seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”.

Data: 03 (sexta-feira).

Horário: das 9h às 18h (abertura e debates) / 11h (coletiva de imprensa)

Local: Hotel Camboa Capela - Rua Vale Porto, 208 - Centro Histórico- Antonina.