Paranaguá terá aeroporto para vôos charters e transporte de cargas 17/01/2008 - 15:27

O governador Roberto Requião já determinou que a Secretaria dos Transportes e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciem os estudos para instalação do novo aeroporto

A cidade de Paranaguá terá um aeroporto para atender vôos charter (fretados) e também transporte aéreo de cargas. O governador Roberto Requião já determinou que a Secretaria dos Transportes e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciem os estudos para instalação do novo aeroporto. O objetivo é atender aos turistas que chegam de navio às cidades de Paranaguá e Antonina e viajam a outros destinos, como Foz do Iguaçu e Curitiba, e também absorver parte do transporte de cargas feito pelo aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, os técnicos da Secretaria já estão em campo elaborando os estudos iniciais e fazendo contatos com o Ministério da Defesa. “Vamos avaliar as áreas para a construção do aeroporto para que ele possa também receber cargas e favorecer ainda mais o desenvolvimento da região e de todo o Paraná”, declarou Tizzot.

Sobre o transporte de cargas, Eduardo Requião destaca que o aeroporto completaria os acessos que já existem hoje aos Portos do Paraná. “Paranaguá criará um adicional necessário nesse modal ferroviário, marítimo e aéreo e aliviará a carga de outros aeroportos, como o Afonso Pena, em São José dos Pinhais”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo dirigente portuário é a localização do terminal. “Dificilmente um aeroporto construído em Paranaguá ficará fechada devido às condições climáticas”, destacou.

Turismo – Há ainda a possibilidade de fomentar o turismo no Litoral paranaense. “Estudos que nos foram apresentados por empresários da área de turismo nos mostraram que os mesmo turistas que têm interesse em conhecer Foz do Iguaçu também teriam interesse em conhecer o Parque Nacional de Superagüi”, exemplificou o superintendente dos portos Eduardo Requião.

O dirigente portuário lembrou que a cidade de Antonina está sendo preparada para ser o receptivo dos navios de passageiros que fizerem escalas no Paraná. “Só vamos conseguir desenvolver o turismo no Litoral se conseguirmos ter uma visão integrada das nossas potencialidades. Recentemente, recebemos um navio de passageiros alemães em Paranaguá que optaram por outros destinos uma vez que a cidade não oferece condições para recebê-los”, lembrou.

Aeroportos - O Estado do Paraná tem 40 aeroportos públicos sendo que, desses, quatro são administrados pela Infraero - Afonso Pena, Bacacheri (Curitiba), Londrina e Foz do Iguaçu - e os demais são administrados pelos municípios por meio de convênios com a Aeronáutica. Dos 40 aeroportos, 36 contam com pavimentação asfáltica.

Tizzot lembrou que desde 2003 há um programa de recuperação da pavimentação asfáltica dos aeroportos. Onze deles já foram recuperados e em outros três (Siqueira Campos, São Miguel do Iguaçu e Manoel Ribas) as obras começam até o final do mês. “O Estado celebra convênios com municípios e auxilia naquilo que representa o maior ônus na administração dos aeroportos, que são a pavimentação e a sinalização”, explicou.