Participantes do 31º CooperaPortos visitam cais do Porto de Paranaguá 23/08/2024 - 16:20

O objetivo principal foi promover o intercâmbio de informações para o desenvolvimento de projetos e boas práticas portuárias

Nesta sexta-feira (23), os participantes da 31º Edição do CooperaPortos conheceram a estrutura portuária do Porto de Paranaguá. Divididos em dois ônibus, os grupos tiveram contato com as operações portuárias, além de conhecer diversas ações entre elas os projetos ambientais, de segurança de trabalho e atendimento às emergências no porto.

“Este ano a gente teve um foco muito grande em emergência, em segurança do trabalho, que é um tema que foi pouco explorado em outras edições e agora está sendo um diferencial muito grande, gerando muito interesse de todos que estão participando. Vemos o quanto a Portos do Paraná está avançada nessa questão de segurança do trabalho e de atendimento à emergência”, destacou o gerente de meio ambiente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Luiz Fernando Maciel Oliva.

Esta é a terceira vez que a Portos do Paraná recebe o evento, uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com realização anual em diferentes portos brasileiros. Ao longo da semana, atores da gestão portuária nacional acompanharam diversos painéis sobre sustentabilidade, com foco nas “Boas práticas socioambientais no setor portuário”.

“Tivemos uma rica troca de experiências, com apresentação de iniciativas super positivas, que servem de referência, e boas práticas para diversos portos, incluindo os terminais privados. A gente considera que o evento foi um sucesso, a organização foi perfeita por parte da Autoridade Portuária da Portos do Paraná”, comentou o oceanógrafo e gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Uirá Cavalcante Oliveira.

O objetivo principal foi promover o intercâmbio de informações para o desenvolvimento de projetos e boas práticas portuárias. Os temas centrais abordados foram gestão ambiental, ESG, governança, qualidade, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social e operações portuárias.

“Eu achei muito bacana tudo aqui, toda a estrutura, os processos de segurança e os projetos sociais que foram apresentados. Agora com a visita no porto, eu que não sou exatamente da área portuária, pois trabalho em uma associação, conheci todos os processos e o cuidado do Porto de Paranaguá com a comunidade e com os animais, o que é muito bacana”, destacou a analista técnica da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Joelma Miranda.

GALERIA DE IMAGENS