Passeio ciclístico encerra Semana do Meio Ambiente da Appa 06/06/2014 - 09:30

Em parceria com o município e com a MDA Agência de Turismo, atividade estimula o uso consciente da bicicleta como meio de transporte em Paranaguá

No próximo domingo, dia 8 de junho, a partir das 10h, acontece o 1º Passeio Ciclístico Porto e Meio Ambiente. O ponto de partida será o estacionamento do Centro Adminstrativo do Porto de Paranaguá (Palácio Taguaré). Dessa concentração, o trajeto terá quatro quilômetros até o Aeroparque. A ação, organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), fecha a programação especial da Semana do Meio Ambiente.

Todos os participantes do passeio receberão, na chegada ao Aeroparque, uma muda nativa da Mata Atlântica. Os 300 primeiros ciclistas a avançarem o ponto de chegada ainda serão premiados com uma camiseta do evento. “Além de ser uma opção de lazer para reunir as famílias de Paranaguá e região, neste domingo, o objetivo do passeio ciclístico é estimular a população para o uso da bicicleta. Assim, contribuímos para a redução do número de carros circulando e, consequentemente, a poluição”, explica Alethéa Ferreira, responsável pelo Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Appa.

A Prefeitura de Paranaguá e a MDA são parceiras da Appa na ação. A MDA é a agência que promove a “Pedalada Noturna”, todas as quintas-feiras, em Paranaguá. De acordo com um dos organizadores dessa pedalada noturna, Fabio Garcia, da MDA, Paranaguá é uma das cidades que mais utiliza a bicicleta como meio de transporte, na região.

“Aqui chega a ter duas por pessoa. Apesar de uso intenso, ainda falta conscientização, principalmente respeito à ciclofaixa e atenção. Quem pedala deve lembrar que está no trânsito, sob o mesmo risco e com a mesma responsabilidade”, afirma.

Ainda segundo Fabio, ações como a Pedalada e esses passeios ciclísticos que a Appa começa a organizar contribuem para essa conscientização. “Quanto mais evento de pedalada tiver, mais gente participa. Quanto mais participantes, mais conscientização se forma, principalmente pelos bons exemplos”, completa o representante da MDA.

A segurança do percurso será feita pela Guarda Municipal (Departamento de Trânsito) e pela Polícia Militar que vai acompanhar os ciclistas no trajeto. Como orientam os organizadores do passeio, é importante que os participantes estejam com as bicicletas revisadas (principalmente freios e pneus), não esqueçam dos equipamentos de proteção (principalmente capacetes) alongamento, da água, do protetor solar e de estar com roupas e calçados confortáveis.

Outras ações – Apesar do encerramento da Semana do Meio Ambiente da Appa, a exposição “Riquezas da Mata Atlântica” continua até o próximo dia 13, no hall de entrada do Centro Administrativo da Appa, em Paranaguá. Promovida em parceria com o Museu de História Natural de Curitiba, a exposição traz espécies nativas da mata atlântica e que foram empalhadas pelo museu.

Além dessa exposição, outras estão previstas, para este mês e o próximo, também sob a temática ambiental. Uma das próximas exposições será a das 14 fotos escolhidas no concurso fotográfico “Porto e Sustentabilidade”, que teve inscrições encerradas no último dia 1.

Entre as quase 60 fotos inscritas, as 14 imagens foram pré selecionadas pelo júri profissional – dessas, as quatro primeiras colocadas farão parte do livro de 80 anos do Porto de Paranaguá. Uma quinta imagem – que também entrará na publicação – será escolhida pela população que pode votar, entre as dez, pelo facebook. Para isso, basta acessar www.facebook.com/portosdoparana e curtir. A mais curtida será a 5ª colocada.

1º Passeio Ciclístico Porto e Meio Ambiente
Data: 08 de Junho (Domingo)
Concentração: às 10h, no estacionamento do prédio administrativo da Appa (Av. Ayrton Senna da Silva, 161 – Palácio Taguaré)
Trajeto: Saída da sede do Porto de Paranaguá até o Aeroparque