Patrulha de Combate à Dengue orienta estabelecimentos comerciais em Pontal do Paraná 15/01/2016 - 17:10

A Patrulha de Combate à Dengue – organizada por funcionários voluntários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) - percorreu cerca de mil estabelecimentos comerciais de Pontal do Paraná nesta segunda-feira (18). As seis equipes da Appa visitaram o comércio em geral, mas com uma abordagem mais ampla nas imobiliárias, marinas e lojas de plantas e paisagismo que podem multiplicar as informações para seus clientes. A ação foi acompanhada por agentes da Secretaria de Saúde do município.

Pontal do Paraná contabiliza apenas um caso de Dengue confirmado – de um morador que trabalha em Paranaguá - e outros seis casos suspeitos aguardam confirmação.

De acordo com o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, o apoio da Appa é fundamental para multiplicar as orientações de prevenção e sintomas, já que, em alguns balneários, cerca de 70% dos moradores trabalham em Paranaguá.

“Temos muitos moradores de Pontal do Paraná que trabalham em Paranaguá e que estão mais suscetíveis ao risco da Dengue. Então, quanto mais informações conseguirmos repassar aos moradores, maior será a prevenção”, declarou o prefeito Edgar Rossi.

Ele explicou que o trabalho de conscientização está sendo feito desde o ano passado e inclui vistorias e visitas aos moradores. Técnicos da Secretaria de Saúde também instalaram armadilhas para o mosquito que são vistoriadas diariamente.

A Patrulha da Appa está orientando comerciantes sobre como evitar a criação de focos do Aedes Aegypti, sintomas da doença, informações sobre a eliminação de recipientes que podem acumular água, vistoria permanente em possíveis pontos que possam vir a ser foco do mosquito e ações para eliminá-los.

“O trabalho das equipes do Porto visa justamente contribuir com as cidades litorâneas vizinhas de Paranaguá e que ainda não foram atingidas na mesma proporção”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Recursos para combater a Dengue – No último dia 15 de janeiro a Appa e o Ministério Público Federal (MPF) celebraram acordo judicial que irá destinar recursos ao Programa de Combate à Dengue em Paranaguá. Serão R$4 milhões para o combate à dengue e outros R$4 milhões para o controle de zoonoses na cidade. O combate à dengue e a zoonoses possui grande similaridade na causa principal dos vetores, como sujeira e volume de resíduos jogados nas ruas. A prevenção com mutirões de limpeza e mudança de comportamento são as únicas formas de combatê-las.

A situação de emergência no município, no entanto, motivou a antecipação do acordo. Com isso, até o dia 21 de janeiro, a Appa irá depositar cerca de R$4 milhões para aplicação imediata no Programa “Dengue: Somos Todos Responsáveis”. Estes recursos serão destinados ao Município de Paranaguá e deverão ser utilizados na limpeza e remoção de resíduos acumulados.