Patrulha de combate à dengue recebe o apoio dos comerciantes de Matinhos 15/01/2016 - 16:27

A cidade de Matinhos recebeu nesta sexta-feira (15) a visita da Patrulha Voluntária de Combate à Dengue. Formada por funcionários voluntários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos e foi aprovada pelos comerciantes.

O presidente da Associação Comercial de Matinhos, Helinson Pampuch, disse que a iniciativa da Appa é muito importante para a cidade. "A abordagem direta junto aos comerciantes faz a diferença. Isso porque ela também abrange os funcionários que, muitas vezes, estão trabalhando durante o dia e não podem receber os agentes de saúde em suas casas", destacou Helinson.

A Patrulha está percorrendo todo o comércio dos municípios litorâneos para conscientizar os proprietários e funcionários sobre a importância da prevenção para evitar a criação de focos do Aedes Aegypti nos estabelecimentos comerciais e residências.

O proprietário de uma oficina mecânica, Jeferson Junior Pereira, diz que a campanha é fundamental para que as pessoas percebam a gravidade da Dengue. "Em nossa oficina, estamos fazendo a destinação diária de pneus usados e inservíveis para evitar focos de dengue. Esta orientação é muito bem-vinda", disse Jeferson.

Em Matinhos, os agentes de saúde estão promovendo visitas domiciliares e as ações de educação ambiental também abordam a dengue. No município não existem casos conformados da doença e, por este motivo, as ações de prevenção estão sendo intensificadas.

Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmoura, todo apoio faz a diferença. "Estamos mantendo o controle da dengue em Matinhos com campanhas de divulgação e esta contribuição do Porto é um reforço para a equipe da Secretaria de Saúde Municipal", finalizou Dalmoura.

Na próxima segunda-feira, às 8h30, as equipes de conscientização sobre a Dengue estarão em Pontal do Paraná

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, ressaltou que as próximas blitzes serão realizadas em Pontal do Paraná, Morretes e Antonina.

"Vamos prosseguir pelos próximos dias este trabalho. Já em Paranaguá a ação será ainda mais abrangente:, finalizou Dividino.