Patrulha voluntária de combate à dengue orienta comércio em Guaratuba 14/01/2016 - 16:09

A Patrulha Voluntária de Combate à Dengue - formada por funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) - percorreu nesta quinta-feira (14), em Guaratuba, 1,5 mil estabelecimentos comerciais em diferentes bairros da cidade para sensibilizar os proprietários sobre a importância de ações de prevenção contra os focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Os comerciantes ambulantes também foram abordados.

O trabalho contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Guaratuba, que também enviou equipes técnicas da vigilância ambiental de combate à dengue para atuarem em conjunto. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram das ações, entre voluntários e técnicos.

"Agradecemos o apoio da equipe dos Portos do Paraná para a conscientização dos comerciantes. É um reforço para as medidas já realizadas pelo município", declarou a secretária municipal de Saúde de Guaratuba, Angelita Miranda.

Guaratuba iniciou a prevenção já em 2015, com a contratação de dez novos agentes de saúde que promovem visitas domiciliares para orientar os moradores. Além disso, o município adquiriu um microscópio para leitura da larva. "Em todas as Unidades Básicas de Saúde é possível fazer o teste rápido", diz a secretária. Segundo ela, apenas um caso foi constatado na cidade, sendo que o paciente havia sido infectado em Paranaguá.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o trabalho das equipes do Porto visa justamente contribuir com as cidades litorâneas vizinhas de Paranaguá e que ainda não foram atingidas na mesma proporção. "Temos constatado um aumento no número de casos de dengue até mesmo entre os trabalhadores do Porto e, muitos deles, vivem em municípios próximos. Esta iniciativa é uma contribuição ao esforço dos agentes da Secretaria de Estado da Saúde", afirma Dividino.

RECEPTIVIDADE - Os comerciantes de Guaratuba aprovaram a iniciativa. Eles receberam orientações sobre como se proteger da dengue, sintomas da doença, informações sobre a eliminação de recipientes que podem acumular água, vistoria permanente em possíveis pontos que possam vir a ser foco do mosquito e ações para eliminá-los.

Angela Sudoski é comerciante em Guaratuba há dez anos e nunca tinha ouvido falar em dengue no Litoral. "Só temos a agradecer aos voluntários da Appa por virem até a nossa cidade sensibilizar a população. Esperamos que as campanhas contra a dengue sejam permanentes e contem com o apoio dos moradores", destacou Ângela.

COMBATE - A Appa intensificou as ações de combate à dengue devido ao estado de emergência decretado no município de Paranaguá.

O trabalho inclui ações de higiene e limpeza, pulverização em áreas portuárias com potencial de risco, educação ambiental com foco na saúde pública, divulgação com material informativo através de e-mails, site da Appa, folders e plotagem na frota de veículos.

Promoveu divulgação em todas as comunidades da baía de Paranaguá e Antonina quanto a formas de prevenção; diagnóstico e monitoramento das áreas prioritárias para ações de combate à dengue.

A diretoria de meio ambiente do Porto ampliou o trabalho de varrição de ruas e avenidas dentro da área do cais e do porto organizado. Poças de água estão sendo eliminadas por máquinas e foi criado um cronograma de pulverização diária nas áreas mais propensas ao surgimento do mosquito Aedes aegypti para eliminar possíveis focos.

Os Portos do Paraná estão orientando diariamente os cerca de dois mil funcionários que atuam na área administrativa e no cais do Porto de Paranaguá. Além disso, estão sendo realizadas palestras em todas as empresas que desenvolvem atividade portuária.

SERVIÇO: Mutirão de Combate à Dengue dos Portos do Paraná.

MATINHOS E CAIOBÁ

Data: sexta-feira (15)

Horário: 8h30

LOCAL: Saída da Av. Atlântica, esquina com a Rua Apucarana (em frente ao D’ Vicz)