Pessuti resolve impasse e autoriza obras no aniversário de Paranaguá 30/07/2010 - 08:40

O governador Orlando Pessuti assinou na noite de quarta-feira (28) o protocolo de intenções que prevê a liberação de recursos do Porto de Paranaguá na forma de ISS (Imposto Sobre Serviços) ao município, ajustes de questões urbanas, licenças municipais, limites entre terminal portuário e cidade e a relocação dos moradores da Vila Becker. O documento também foi assinado pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho e pelo prefeito de Paranaguá, José Baka Filho. Pessuti participou das festividades dos 362 anos da cidade, a mais antiga do Paraná.

Segundo o governador, os recursos do ISS poderão ser aplicados na recuperação de ruas e avenidas, principalmente nas vias de acesso ao Porto de Paranaguá e ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio. “Que a prefeitura promova a urbanização da cidade pensando no futuro. E que Paranaguá esteja preparada para ser uma das cidades-base na Copa do Mundo de 2014”, disse.

De acordo com o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho o protocolo marca um momento histórico na relação entre a gestão municipal e a gestão portuária no que se refere a licenciamento de novos empreendimentos, vias de acesso e questões fiscais. “Este acordo é bom as duas instituições, pois a população de Paranaguá será a principal beneficiada. Queremos lançar as bases para uma convivência harmônica, o que é possível e importante””, afirmou.

O prefeito Baka Filho enfatizou que um dos pontos mais importantes tratados no documento é a elaboração conjunta do Plano de Desenvolvimento da Cidade, que compatibiliza o Plano Diretor do Município ao Plano de Desenvolvimento de Zoneamento do Porto, para reduzir o conflito entre as áreas urbanas habitacionais e a área de crescimento do Porto de Paranaguá. “Com certeza Paranaguá recebe um dos maiores presentes no aniversário da cidade. Com o protocolo a infraestrutura urbana será melhor organizada”, disse.

Galeria de Imagens