Porto Escola recebe alunos das comunidades rurais de Paranaguá 28/06/2017 - 06:00

Cerca de 30 alunos do 5º ano, com idade entre 10 e 12 anos, e que moram em comunidades rurais de Paranaguá vieram conhecer o Porto nesta quarta-feira (28), acompanhados dos seus professores.

Este foi o segundo ano que alunos das escolas rurais municipais participaram do projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, coordenado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que a cada ano o Projeto evolui e amplia o seu alcance.

“Apenas no primeiro semestre deste ano cerca de mil alunos de 22 escolas vieram ao Porto de Paranaguá aprender um pouco mais sobre esta atividade que é tão importante para a cidade”, conta Dividino.

Em 2016, o Projeto Porto Escola recebeu cerca de dois mil alunos de 32 escolas da área urbana e outras 14 escolas da zona rural e das comunidades das Ilhas.

A chefe da divisão de eventos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Ivana Ramos da Silva, conta que a distância impede que muitas crianças - estudantes das colônias rurais de Paranaguá – conheçam o Porto.

“Hoje, eles ficaram encantados com a dimensão da atividade portuária”, conta. “Muitos alunos das comunidades rurais ficaram surpresos de saber que, de alguma forma, o que as suas famílias plantam pode sair ou entrar de forma industrializada pelo Porto”, completou Ivana.

Participaram do projeto Porto Escola alunos das colônias Rio das Pedras, da Escola Municipal Alvina Toledo; colônia Alexandra – Km 19, escola Nazira Borges; Morro Inglês, escola Luiz Andriolli; colônia São Luiz, escola Antonio Fontes; colônia Pereira, escola Cipriano e colônia Maria Luíza, com os alunos da Escola Municipal José Chemure.

Luciano Cruz da Maia, aluno da Escola Luiz Andriolli, na Colônia Morro Inglês, conta que em todos os seus desenhos ele sempre inclui um navio, sem nunca ter visto um de perto.
“Estar aqui foi realizar um sonho. Também gostei de saber que as pessoas que trabalham no Porto devem tomar cuidado com a sua segurança. Não tinha ideia de que era tudo tão grande”, contou Luciano.

Já a aluna Natalie Vitoria da Veiga, da Colônia Alexandra, disse que gostou muito de saber que um navio leva mais de 30 dias para chegar ao outro lado do mundo com produtos plantados aqui no Brasil. “Foram muitas novidades, mas esta me chamou a atenção”, relata Natalie.

Concurso Desenhos – Ao término de cada semestre, o Programa promove um concurso de desenho e frase entre os alunos das turmas que participaram do Porto Escola. As professoras retomam as temáticas em sala de aula e incentivam a participação, que resulta em 10 crianças vencedoras que ganharão um passeio de barco pela Baía de Paranaguá.
Para este semestre os desenhos deverão ser enviados até o dia 05 de julho para a Secretaria Municipal de Educação e no dia 27 de julho serão divulgados os dez melhores desenhos escolhidos pela Comissão Julgadora.

O Programa - Iniciado há dois anos - e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - o Projeto Porto Escola já impactou mais de 6 mil crianças. A iniciativa possibilita aos alunos de 5º ano do ensino fundamental entrar no cais do Porto e acompanhar o funcionamento da operação portuária. Eles aprendem de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do estado e do país. Além disso, assistem aulas sobre meio ambiente, animas nativos da região, história e função do Porto, segurança no trabalho, prevenção à dengue, e dicas de segurança em ferrovias e ruas.

O Porto recebe sempre às quintas-feiras turmas de 5º ano das escolas do município de Paranaguá.