Porto Escola recebe alunos de comunidades rurais de Paranaguá 24/06/2016 - 13:26

Cerca de 40 alunos do 5º ano, com idade entre 10 e 12 anos, estudantes de seis escolas municipais rurais de Paranaguá, vieram conhecer o Porto, acompanhados dos seus professores nesta quinta-feira (23).

Foi a primeira turma de alunos das escolas rurais a participar do projeto Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade, coordenado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Neste ano, o projeto ampliou o seu alcance para alunos das Ilhas e colônias mais afastadas da cidade.

Em 2016, o Projeto Porto Escola receberá três mil alunos de 32 escolas da área urbana e outras 14 escolas da zona rural e das comunidades pesqueiras (Ilhas). Ao todo, cerca de três mil alunos de 113 turmas da rede municipal de Paranaguá conhecerão as instalações do Porto durante o ano letivo.

Nesta semana, participaram do projeto Porto Escola alunos das colônias Rio das Pedras, da Escola Municipal Alvina Toledo; colônia Alexandra – Km 19, escola Nazira Borges; Morro Inglês, escola Luiz Andriolli; colônia São Luiz, escola Antonio Fontes; colônia Pereira, escola Cipriano e colônia Maria Luíza, com os alunos da Escola Municipal José Chemure.

LÚDICA - Lançado em 2015, o projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia local e nacional. O Porto Escola é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como público-alvo alunos do 5º ano.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que em seu primeiro ano de execução o programa atingiu a marca de 2 mil participantes.

“O Projeto Porto Escola é inovador na área portuária. Ele apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, a importância da atividade portuária, incluindo noções de cidadania, segurança do trabalhador, saúde e conservação do meio ambiente”, explica Dividino.

VIDA MELHOR – A professora Gisele Custódio da Veiga Ribeiro, da Escola Nazira Borges, acredita que o Porto Escola é uma oportunidade para que os alunos que vivem em comunidades mais afastadas, e conhecem apenas aquele lugar, possam ter uma visão de que, com os estudos, as oportunidades podem ser muito maiores.

“Com dedicação e uma profissão eles poderão vir a trabalhar no Porto. Este conhecimento prático, nós não teríamos a possibilidade de oferecer em sala de aula sem o Projeto Porto Escola”, afirma Gisele. Para ela, o Porto Escola é um estímulo para que as crianças possam ter um futuro melhor. “Depois da visita, podemos trabalhar com eles em sala as oportunidades que a área portuária gera”, completa Gisele.

A aluna Edilaine da Silva, de apenas 10 anos, conta que gostou muito de saber que na baía de Paranaguá, perto dos navios, existem muitos animais marinhos. “Pensava que só existiam golfinhos no mar. Não sabia que eles também podem viver perto dos navios”, menciona Edilaine.

VISITAS - As visitas são realizadas sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 11h, com capacidade para atender 60 alunos por visita. Neste ano a Appa também incluiu visitas no período da tarde, entre às 14h e 16h, quando cerca de 35 alunos serão recebidos, sempre às quintas-feiras.

As atividades começam com uma palestra sobre a história do Porto de Paranaguá e sua relevância para a economia local. Os estudantes aprendem sobre a importância da Baía de Paranaguá, sobre a necessidade de separação e destinação correta do lixo para proteção das espécies e qualidade de vida na cidade e sobre os procedimentos de segurança vigentes no porto. Depois, visitam o cais do Porto e conhecem de perto a equipe de prontidão que atua em casos de emergência ambiental.