Porto de Paranaguá atende pico da safra e atinge maior movimentação mensal da história, com 4,6 milhões de toneladas 14/07/2015 - 15:10

O escoamento da produção agrícola brasileira atingiu seu ápice na metade de 2015, com o auge do período de colheita de grãos, preço das commodities em alta e câmbio favorável para o agricultor. A combinação de fatores, aliada a uma estrutura portuária pronta para receber a demanda do campo, resultou na maior movimentação mensal da história do Porto de Paranaguá. Em junho, foram exportadas ou importadas 4,605 milhões de toneladas pelo porto paranaense. O resultado é 0,3% superior ao antigo recorde, registrado em maio de 2013, quando o porto movimentou 4,591 milhões de toneladas.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a marca de 2015 é 12,7% superior às 4,08 milhões de toneladas movimentadas em 2014. O recorde se dá principalmente por causa da exportação da agropecuária. Foram 1,38 milhão de toneladas de soja escoadas ao longo do mês, resultado 64% superior ao mesmo mês do ano passado. O açúcar, com 392 mil toneladas e 16% de crescimento, e o milho, com 195 mil toneladas e 125% de aumento, também colaboraram com o resultado.

“O porto precisa estar pronto para o cliente que decidir importa ou exportar por Paranaguá. Se o campo está no pico do escoamento da safra, temos que atender este produtor com agilidade. Por isso conseguimos bater este recorde de movimentação mensal em junho”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

CONJUNTURA –Segundo o assessor técnico e econômico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, o mês de junho foi o momento ideal para o produtor agrícola paranaense exportar sua produção. “A demanda chinesa se mantém em alta e a safra americana não está correspondendo às expectativas, o que puxa os preços dos produtos colhidos no Brasil para cima. Além disso, o câmbio está favorável para o produtor brasileiro exportar”, afirma Camargo.

“Da porteira para dentro, o produtor rural sempre se destacou. O importante é que a cadeia logística responda às necessidades do agricultor quando ele decide escoar sua produção e hoje o produtor paranaense está podendo contar com o Porto de Paranaguá para isso”, finaliza o economista.

Nos últimos anos, uma série de investimentos foram feitos para suportar este crescimento da demanda na movimentação de produtos pelo porto paranaense. Desde a implementação efetiva do sistema Carga Online, que ordenou a chegada dos caminhões à cidade eliminando as filas mesmo com aumento do fluxo de veículos, até os novos shiploaders, que aumentaram em 33% a capacidade de carregamento dos navios graneleiros do Corredor de Exportação. “O produtor agrícola tem condições de atrasar a comercialização da sua produção em busca de melhores negócios e o porto tem condições de receber boa parte da safra acumulada e dar vazão a esta produção sem atrapalhar o agricultor”, explica o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese.

CONTÊINERES – A movimentação de contêineres pelo Porto de Paranaguá também cresceu em relação a junho de 2014: foram 2% de alta, com 65,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) movimentados em junho de 2015. Na exportação, a alta foi ainda maior, com 13% de crescimento e 31,6 mil TEUs.

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