Porto de Paranaguá comprova junto ao Ibama capacidade de atender acidente ambiental 06/07/2015 - 04:30

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) comprovou sua capacidade de resposta rápida a um acidente ambiental. Na última semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou um simulado surpresa, no Porto de Paranaguá, com o objetivo de testar o plano de atendimento a emergência do porto.

Durante a ação, foi simulado um acidente com derramamento de 80 mil litros de óleo, com vítimas, risco de toque de óleo em área sensível (manguezais) e impacto à fauna local. O porto foi informado do cenário acidental momentos antes do início do exercício, para que a mobilização de pessoal e equipamentos fosse a mais real possível.

Durante o simulado foi também testada a resposta da empresa na área de comunicação, quando foi avaliado o tempo e a qualidade da informação repassada para a imprensa e comunidade do entorno.

De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Vinícius Carlos Freire, o exercício foi positivo e o Porto do Paranaguá demonstrou capacidade para resposta ao cenário proposto.

“Os exercícios têm o objetivo de antecipar situações indesejáveis que possam ocorrer durante a operação. “O Ibama ficou satisfeito com a execução do exercício e esperamos do Porto de Paranaguá a melhoria contínua na área ambiental”, declarou o superintendente do Ibama.

Diferencial - O Porto de Paranaguá realiza com frequência exercícios simulados para atendimento a um possível acidente com produtos químicos perigosos. Em fevereiro deste ano, a Appa promoveu um simulado, com a participação de equipes do Ibama, para avaliar a comunicação e o tempo de resposta para o atendimento e combate ao acidente ambiental. Já no mês de abril foi a vez de testar a eficiência no atendimento de ocorrências em terminais líquidos. Na ocasião foi realizado, na sede da empresa Cattalini, o 1º Simulado Prático para Prevenção de Acidentes em Terminais Líquidos. O simulado faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), formado por 28 empresas que operam terminais no Porto de Paranaguá. A ação durou 30 minutos, desde o acionamento do alarme de incêndio até o fim da ocorrência.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que estas ações demonstram o diferencial do Porto de Paranaguá aos seus clientes e usuários. “É uma ação preventiva e que oferece maior confiabilidade ao serviço prestado. O principal objetivo da Appa é prevenir danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado”, destacou Dividino. O número de pessoas especializadas envolvidas aumentou de cinco, em 2010, para 25.

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