Porto de Paranaguá é bem avaliado por comitiva do Governo
30/03/2015 - 21:50

Os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski estiveram na última semana no Porto de Paranagua para acompanhar o início do escoamento da safra e o andamento de projetos de melhoria no terminal.

“O objetivo da visita foi mostrar o resultado de ações e investimentos que estão em execução nos Portos do Paraná, com planejamento integrado e atendimento das metas propostas pela Secretaria do Planejamento”, explicou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

PICO DA SAFRA - A partir de março e até maio, o Porto de Paranaguá trabalha no pico para o carregamento da safra. A previsão é que em 2015, neste período de pico, somente em grãos, o Porto de Paranaguá exporte entre 5,5 e 6 milhões de toneladas, levando em conta o aumento da produtividade do Corredor de Exportação com os novos shiploaders. No ano, o Corredor de Exportação deve movimentar cerca de 15 milhões (média histórica) de toneladas.

“O Porto de Paranaguá é um poderoso instrumento alavancador de desenvolvimento econômico do Paraná eprecisa ser bem utilizado para produzir os melhores resultados”, afirmou o secretário de Planejamento, Silvio Barros.

MELHORIAS – Entre os fatores que impulsionam o Porto de Paranaguá, nos últimos quatro anos, estão investimentos de R$ 511 milhões em obras de melhoria e infraestrutura.

“Os portos do Paraná retomaram a sua movimentação de mercadorias, foram modernizados, cresceram em produtividade e em visibilidade no mercado internacional”, declarou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Entre as ações de sucesso do Porto estão a modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes, que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios; o carga online, que é o sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá; a adoção do monitoramento eletrônico e de novas regras de atracação no Corredor de Exportação, que agilizaram a exportação de grãos; três campanhas de dragagem que devolveram a profundidade original aos canais de acesso e berços de atracação; recuperação das vias de acesso no entorno do porto de Paranaguá; aumento do pátio de triagem e o Programa Porto no Campo.

Estas medidas resultaram no aumento da receita cambial, U$ 14,5 bilhões (em 2010) para U$ 16,5 bilhões (2014). Já a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões em 2010, para 45,5 milhões em 2014.

MEIO AMBIENTE – O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, destacou o avanço da Appa na obtenção dos licenciamentos ambientais para o Porto de Paranaguá.

“É impressionante a qualidade da gestão ambiental que o Porto de Paranaguá conquistou em tão pouco tempo. São mais de 30 licenças ambientais, projetos e ações que estão garantindo o desenvolvimento sustentável na região, conforme as exigências dos órgãos ambientais”, frisou Soavinski.

Entre os licenciamentos mais importantes obtidos pela Appa estão a licença de operação do Porto de Paranaguá, licença de dragagem do canal da galheta e licença de remodelação do cais do porto de Paranaguá. O Porto ficou dez anos sem licenciamento ambiental. Todas as 30 licenças foram emitidas entre os anos de 2011 e 2014.

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