Porto de Paranaguá é líder na exportação de grãos na América Latina 19/06/2008 - 10:40

Com fotos em www.aenoticias.pr.gov.br

Em 2007, Paranaguá exportou 14,8 milhões de toneladas de grãos, seguido por Santos (10 milhões de toneladas) e Rio Grande (7,6 milhões de toneladas)

O Porto de Paranaguá continua liderando o ranking de maior exportador de grãos da América Latina, com mais de 30% do volume total embarcado no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano foram 5,3 milhões de toneladas de grãos exportadas pelo terminal paranaense frente as 17,3 milhões registradas em todo o país. Em 2007, Paranaguá exportou 14,8 milhões de toneladas de grãos, seguido por Santos (10 milhões de toneladas) e Rio Grande (7,6 milhões de toneladas).

O volume no acumulado de 2008 demonstra equilíbrio em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 5,6 milhões de toneladas, num momento em que o Brasil enviava ao mercado externo 16,9 milhões de toneladas de grãos. “Mantemos a posição de maior terminal graneleiro da América Latina porque temos infra-estrutura eficiente e logística de qualidade para atender aos mercados comprador e exportador”, frisou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

Desde o início deste ano, maio foi o mês em que a movimentação de grãos alcançou seu pico, com mais de 2,2 milhões de toneladas de soja, milho e farelo exportadas. Neste período, todas as commodities sofreram importante elevação nos embarques, chegando a duplicar seus volumes em relação a meses anteriores, como foi o caso do milho. Enquanto em abril foram exportadas 188,5 mil toneladas, em maio o volume ultrapassou a marca de 455,3 mil toneladas. Mais de 50% da produção nacional de milho é escoada por Paranaguá.

Corredor de Exportação - Para se ter uma idéia da importância da exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá para a economia do Paraná e do Brasil, entre janeiro e maio deste ano, foram gerados com esse produto US$ 1,8 bilhão na receita cambial de um total de US$ 5,6 bilhões gerados no acumulado do ano. Segundo o setor de estatísticas da Appa, a exportação de farelo representou 12,46% da receita gerada entre janeiro e maio; o milho 3,72% e a soja teve 17% de participação na formação da receita cambial do Estado.

Nesta quinta-feira (18), o Porto de Paranaguá está embarcando mais de 70 mil toneladas de grãos em embarcações atracadas no Corredor Público de Exportação. Para os próximos dias, os navios “Avra” e “Warmia” embarcarão 80 mil toneladas de grãos no Corredor de Exportação. Nas próximas 48 horas, o “Navios Primavera” está sendo aguardado para embarcar mais 50 mil toneladas de soja também no Corredor Público de Exportação.


Fotos: Rodrigo Leal / Appa