Porto de Paranaguá embarca mais 600 unidades da BMW neste sábado 14/10/2016 - 16:30

Serão exportados 600 veículos da BMW pelo Porto de Paranaguá neste sábado (15). Com esta remessa, que tem destino os Estados Unidos, a fabricante alemã completa mais de 5 mil unidades embarcadas pelo porto paranaense em menos de quatro meses.

O navio Gral Manual Belgrano, de bandeira liberiana, vem do Porto do Rio de Janeiro e vai atracar no berço 218, exclusivo para a operação de automóveis.

A previsão da BMW é de que mais cerca de 2 mil carros sejam exportados até o final do ano e que pelo menos outras 3 mil unidades também sejam embarcadas ao longo do primeiro semestre de 2017.

Apesar das unidades do modelo X1 serem produzidas em Araquari, em Santa Catarina, a BMW escolheu o porto paranaense pelo seu histórico e experiência na movimentação deste tipo de carga, que requer avaria zero.

“Além disso, o Porto de Paranaguá atendeu as exigências da fábrica para a operação das cargas, como a instalação de rampas para o embarque dos carros”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. As unidades são transportadas por cegonheiras por 200 quilômetros no percurso entre a fábrica e o porto, até que embarcam para os Estados Unidos.

MOVIMENTAÇÃO CRESCENTE - A movimentação total de veículos no Porto de Paranaguá deve crescer em 83% ao longo de 2017, de acordo com a previsão de importação e exportação dos operadores portuários. A previsão é de que 163 mil veículos embarquem ou desembarquem no porto – o que representa um acréscimo de 73 mil unidades em relação aos 89 mil carros previstos até o final de 2016.

Este aumento pode ser ainda maior, já que o volume de carga é planejado com base na previsão de produção pelas montadoras brasileiras e mercado interno, com a possibilidade de que novos contratos de importação e exportação sejam firmados.

O aumento no volume operado é resultado dos investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e na confiança do setor produtivo na eficiência dos portos do Paraná.

No primeiro semestre deste ano, foram inaugurados os novos dolfins, que são berços exclusivos para o embarque e desembarque de veículos. Com as estruturas, a movimentação deste tipo de carga fica mais eficiente, reduzindo o tempo de espera e o custo da operação. Foram investidos R$ 60 milhões nesta obra.