Porto de Paranaguá promove curso sobre sustentabilidade na Gestão Portuária 31/05/2017 - 12:00

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promove, entre os dias 05 e 09 de junho, uma programação de cursos e workshop voltados à comunidade litorânea e técnicos de empresas que atuam na área portuária. Chamada de “Junho Verde”, a programação começa no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho (segunda-feira), com o curso “Sustentabilidade na Gestão Portuária”.

O curso – que será realizado no Palácio Taguaré, das 13h30 às 18h - é destinado a universitários e à comunidade em geral, com os objetivos de apresentar e colocar em discussão medidas adotadas pelo porto em prol da proteção do meio ambiente nas baías de Paranaguá e Antonina e para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

“Desde a emissão da Licença Ambiental de Operação do Porto emitida em 2013 e que encerrou um período de dez anos sem licenciamento, o Porto de Paranaguá tornou-se referência em sustentabilidade”, declarou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Atualmente, os Portos do Paraná possuem mais de 30 programas desenvolvidos nas áreas de energia, resíduos, biodiversidade, emissões atmosféricas e responsabilidade socioambiental. Devido as ações e investimentos em meio ambiente, o Porto de Paranaguá saltou da 26a posição, em 2012, no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para a 3a colocação, em 2016, em qualidade de serviços ambientais.

“Essa é uma excelente oportunidade para que estudantes, profissionais e cidadãos, de maneira geral, compreendam que é possível haver harmonia entre a atividade portuária e a preservação e a promoção do meio ambiente”, enfatizou o diretor-presidente da Appa Luiz Henrique Dividino.

INSCRIÇÕES - Para fazer a inscrição para o Curso, basta enviar um email para o endereço diramb@appa.pr.gov.br, com o nome completo e número de RG. A grade curricular do curso abrange os seguintes assuntos: Emergências Ambientais; Gerenciamento da Água de Lastro; e Avifauna – Conhecendo as aves da região. A participação é gratuita e dá direito a um certificado.

WORHSHOP – No dia 08 de junho, às 13h30, a Diretoria de Meio Ambiente da Appa promove o Workshop "Educação Ambiental e a relação Porto Cidade", ação destinada aos representantes dos terminais arrendatários que operam nos portos de Paranaguá e Antonina. Na oportunidade, os terminais poderão apresentar as ações implementadas na área ambiental de cada uma das empresas envolvidas na atividade portuária. Ao final do Workshop, o Grupo de Trabalho irá propor compromissos que serão realizados com prioridade no decorrer do ano.

Ação Municipal – No dia 09 de junho, às 9h, a equipe técnica de meio ambiente da Appa integra a 12ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Paranaguá.
A programação inclui atividades de educação ambiental, palestras e a apresentação do Programa “Porto Escola, Educação para a Sustentabilidade”. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Appa já atingiu a marca de 6 mil crianças atendidas no Projeto Porto Escola, iniciado há dois anos. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais têm a oportunidade de entrar no cais do Porto e acompanhar o funcionamento da operação portuária. Em 2017, serão recebidos ainda cerca de 2 mil estudantes de 29 escolas.

Os alunos também assistem a aulas sobre meio ambiente, animais nativos da região, história e função do Porto, segurança no trabalho, prevenção à dengue e dicas de segurança em ferrovias e ruas.