Porto de Paranaguá recebe desembargador do TRF4 08/05/2015 - 15:30

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu, nesta sexta-feira (08), a visita do desembargador federal, Tadaaqui Hirose, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4). Ele foi recebido pelo diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino e pela procuradora jurídica, Jacqueline Andréa Wendpap.

Para Hirose, esta aproximação é muito importante para que membros do judiciário conheçam de perto a atividade portuária. “Todos os magistrados deveriam conhecer melhor o funcionamento dos portos do país. É uma atividade com uma operação muito complexa”, afirma. O presidente do TRF4 também explicou que, com a visita técnica, foi possível entender quais os desafios e as soluções desenvolvidas pelos portos paranaenses.

“A administração do porto se mostra muito empenhada em desenvolver cada vez mais o Porto de Paranaguá, com grandes projetos para o futuro", completa Tadaaqui Hirose.

A visita do desembargador ao Porto teve início com uma palestra sobre as mudanças e avanços obtidos pela Appa, bem como a apresentação de dados sobre movimentação e a contribuição do Porto de Paranaguá para a economia nacional, estadual e municipal.

Para o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o objetivo é esclarecer e contribuir com conhecimentos e competências específicas.

“Esta visita permite ampliar o conhecimento específico sobre as atividades desenvolvidas pela Administração dos Portos do Paraná”, afirma o diretor-presidente da Appa.

Troca de experiências – A troca de experiências referentes as ações desenvolvidas pela Appa com o poder judiciário é uma prática que vem sendo desenvolvida desde o ano de 2013.

Naquele ano, três desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo estiveram no Porto de Paranaguá. Em 2014 foi a vez dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR), dos juízes das varas do trabalho de Paranaguá, procuradores do trabalho, membros do Ministério Público Estadual e representantes da OAB, visitarem o Porto. No mesmo ano, o Porto de Paranaguá recebeu ainda, a visita de juízes federais, analistas, técnicos e estagiários da subseção da Justiça Federal de Paranaguá, magistrados e equipe técnica do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9ª Região). O grupo, de 25 representantes do Judiciário Paranaense, recebeu informações e conheceu as dependências do Porto de Paranaguá.

Para a procuradora da Appa, essa atividade, apesar de informal, reflete diretamente na atividade profissional que o judiciário desempenha. “Esse contato com a prática da matéria que se julga ou se analisa nos processos é fundamental e faz toda a diferença na área do Direito. Muito engrandece o nosso trabalho, aqui na Diretoria Jurídica da Appa, poder recebê-los e explicar um pouco do dia a dia do porto”, afirma.

Visita – Além do desembargador federal Tadaaqui Hirose, estiveram presentes na visita a diretora de secretaria da 1ª Vara Federal de Curitiba, Joacita Kopytowski Tafuri, o diretor de secretaria da 1ª Vara Federal de Paranaguá, Bruno Muzy Bittencourt, e a delegada da Polícia Federal Christiane Seidel.

Currículo – O desembargador Tadaaqui Hirose, tem 69 anos, é bacharel em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) e em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Hirose tornou-se desembargador do TRF4 em novembro de 1999.

A administração de Hirose vem dando especial atenção à utilização das inovações tecnológicas, sempre com foco na prestação jurisdicional mais célere e eficiente. Nesse sentido, a administração buscou a consolidação do eproc (o processo eletrônico judicial da JF da 4ª Região) e do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que permite toda a gestão de documentos administrativos de forma virtual.

A gestão também buscou o incentivo e o investimento na conciliação na Justiça Federal da 4ª Região (que engloba os estados do do PR, de SC e do RS,), como forma de resolução dos conflitos e a pacificação social.

Em 1979, ingressou na magistratura estadual, atuando em quatro comarcas no interior do Paraná. Em 1987, tornou-se juiz federal. Foi titular da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu os cargos de vice-diretor e diretor de Foro da Seção Judiciária do Paraná. Entre 1991 e 1993, foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Em 2003, tornou-se membro da 7ª Turma Criminal. Exerceu os cargos de presidente da 6ª Turma Previdenciária, entre 2001 e 2003, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, entre 2003 e 2005, presidente da 7ª Turma, de 2009 a 2011, e corregedor regional, de 2011 a 2013. Desde junho de 2013, Hirose é o presidente do TRF4.