Porto de Paranaguá recebe técnicos para elaboração do Plano Diretor 22/10/2010 - 16:30

De acordo com um dos membros do GEA, João Affonso Dentice, o PNPL irá contemplar os 35 portos brasileiros. No entanto, para 15 portos considerados estratégicos, serão realizados planos específicos e o Porto de Paranaguá é um deles. “Iniciamos o trabalho de campo há duas semanas e estamos aplicando um questionário detalhado para fazer todo o cadastramento dos portos. Nossa intenção é especificar todas as características e operações para, a partir disso, desenvolver um plano emergencial”, explicou Dentice.
Os trabalhos em Paranaguá foram finalizados nesta sexta-feira (22). Os dados obtidos junto aos 15 portos estratégicos serão tabulados e vão compor o plano emergencial. “Este relatório preliminar deve ser entregue ainda em dezembro, na transição dos governos, para falar sobre as ações emergenciais e prioritárias de cada porto”, explicou Dentice. A Universidade de Santa Catarina dividiu os 15 portos estratégicos em quatro grupos e o Porto de Paranaguá integra o grupo dos portos do Sul, junto com os portos de Rio Grande e Itajaí.
PNLP – Depois desta primeira etapa, o grupo de técnicos ampliará o raio-x nos portos brasileiros para juntar informações suficientes para a elaboração do plano nacional, que traçará estratégias de médio, curto e longo prazo.
O PNLP será elaborado pela Universidade de Santa Catarina com consultoria do Porto de Roterdã (Holanda), no que se refere aos planos diretores para os 15 portos considerados estratégicos. A Secretaria Especial de Portos assinou um termo de cooperação que prevê repasse de R$ 30 milhões à UFSC. O prazo para a entrega do plano é de dois anos.
Galeria de Imagens