Porto em Ação leva informação e cidadania para 300 caminhoneiros 24/05/2016 - 16:30

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou nesta terça-feira (24) mais uma edição do programa Porto em Ação no Pátio de Triagem de caminhões, em Paranaguá. Com o tema Maio Amarelo, cerca de 300 caminhoneiros foram orientados sobre segurança, educação no trânsito e respeito ao meio ambiente. O objetivo é alertar e conscientizar os motoristas de caminhões que transitam na área portuária.

Além da orientação, a ação integrada prestou serviços de cidadania aos caminhoneiros como, por exemplo, exames de sangue e pressão e corte de cabelo. Ao longo do dia, os motoristas participaram de palestras de conscientização e educação ambiental e receberam sacos de lixo para o caminhão.

Entre os temas abordados pelas equipes de educação ambiental estão, a importância do monitoramento do lacre das bicas dos veículos - para evitar furtos ou derramamento de cargas - e a correta destinação dos resíduos da viagem e da carroceria. A orientação foi dada para os caminhoneiros que aguardavam para descarregar no Pátio.

“Neste mês, intensificamos nossas atividades de orientação ao caminhoneiro quanto ao respeito às regras de trânsito e os cuidados com a manutenção dos caminhões. São dicas que dão mais segurança a eles mesmos e a todos os outros elementos do trânsito”, afirma o diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Para o motorista de Toledo, Anderson Potresky, a iniciativa é fundamental para orientar todos os caminhoneiros que chegam para descarregar no porto. “São muitos caminhões de muitas cidades que chegam aqui todos os dias e nem sempre são todos que estão com a revisão em dia ou que costumam dirigir com cautela. Mas é sempre bom orientar qual deve ser a conduta correta”, afirma.

BLOQUEIO DE CAMINHÕES - O material de divulgação da campanha Maio Amarelo, distribuído durante a ação integrada, informa que o não cumprimento das normas mencionadas poderá resultar no bloqueio da entrada do veículo no cais do Porto.

Desde setembro de 2015, a Appa restringe o acesso aos cais para os motoristas que descumprem as regras de tráfego no Porto e as normas de trânsito.

“Queremos evitar acidentes, evitar a poluição das ruas e avenidas e garantir o cumprimento das normas previstas em área alfandegada. Todos saem ganhando com o cumprimento das regras”, explica Dividino.

A Unidade Administrativa de Segurança Portuária é responsável pela fiscalização dos veículos que transitam no cais. Ao todo, 116 veículos já tiveram a sua entrada no Porto de Paranaguá bloqueada.

Entre os motivos para o bloqueio destes caminhões estão excesso de velocidade na área interna do porto, estacionar em local proibido, ausência de Equipamento de Proteção Individual (EPI), documentação irregular e incompleta, desacato aos funcionários da Appa, vazamento de carga, não portar a Solicitação de Entrada do Veículo (SEV) e entrar na área alfandegada com acompanhante em veículo de transporte de carga (norma da Receita Federal).

O primeiro bloqueio ocorre por um período de 15 dias. Caso o veículo seja reincidente na ocorrência, o bloqueio passar a valer por 30 dias. Já em caso de danos aos equipamentos da Appa, o veículo só é desbloqueado após a confirmação da recuperação da avaria.

Durante o período de bloqueio, ao tentar descarregar no Porto, o sistema de controle de acesso identifica pela placa qual é a situação do veículo e não autoriza a entrada.

Cerca de 800 caminhões transitam pelo cais do porto e outros 2,5 mil veículos passam pelo Pátio de Triagem todos os dias.

PORTO EM AÇÃO - O Porto em Ação é uma atividade realizada mensalmente no Porto de Paranaguá com o objetivo de levar serviços aos motoristas e orientá-los sobre suas responsabilidades e cuidados que devem tomar ao transitar pela cidade de Paranaguá.