Porto participa da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio 05/11/2010 - 17:10

Os turistas e moradores de Paranaguá que visitarem a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio, que começa na cidade nesta sexta-feira (05), vão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Portos Públicos do Paraná. As atividades portuárias e as operações de carga e descarga de mercadorias serão apresentadas ao público por meio de materiais gráficos, fotos e vídeos.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é um dos colaboradores do evento, que deve reunir milhares de pessoas até o encerramento, no dia 16. “Entendemos a importância da Festa para a cultura do Paraná e queremos aproveitar para mostrar como os terminais portuários colaboram com a identidade local, desde o início das atividades, quando as movimentações ainda eram feitas no costado do Rio Itibere”, conta Mario Lobo Filho, superintendente da autarquia.

“Mais do que o impacto na economia, o porto traz transformações no cotidiano das pessoas e faz parte de diferentes aspectos da vida de quem vive em Paranaguá. A festa da padroeira do Estado é uma oportunidade para aproximar o terminal da comunidade e celebrar a integração entre porto e cidade”, completa ele.

Esta é 197ª edição da Festa, que este ano tem como tema “Mãe do Rocio, Sacrário do Senhor”. A programação inclui missas, novenas, shows com artistas regionais e nacionais, além da realização da procissão motorizada e da procissão marítima, pela Baía de Paranaguá, com romaria dos pescadores e marinheiros.

PARANÁ EM AÇÃO – Como parte das comemorações à padroeira, Paranaguá recebe ainda uma edição especial da feira de serviços gratuitos do Governo do Estado. O 87º Paraná em Ação acontecerá Praça Nossa Senhora do Rocio, durante todo o final de semana, das 9 horas às 17 horas.

Serão oferecidos mais de 200 serviços essenciais para o resgate da cidadania. Entre eles destacam-se a emissão gratuita de documentos; orientações sobre inscrição e contagem de tempo de serviço para aposentadoria; documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência; serviços judiciários e extrajudiciários como divórcios, guarda e responsabilidade de menores; reconhecimento de paternidade e maternidade; e inscrição para casamento coletivo.

Na área de saúde e bem estar, o Paraná em Ação garante a realização de testes de urina e glicemia; avaliação física; orientação sobre saúde bucal, saúde da mulher, exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis; além de fazer o cadastro de doadores de medula óssea.

Para as crianças muita recreação, teatros, orientação sobre trânsito, orientações da polícia civil para evitar seqüestros e abusos contra menores. Oficinas de artesanato, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais reciclados.

A abertura oficial das atividades aconteceu na manhã desta sexta-feira, com a participação do secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi; o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o padre Ademar Ferreira de Maia, representante do Santuário do Rocio; e o diretor empresarial dos Portos de Paranaguá e Antonina, João Batista Lopes dos Santos. “Essa é a primeira vez que a APPA participa de forma significativa do Paraná em Ação, estamos bastante otimistas e esperamos colaborar para um sucesso ainda maior do evento”, disse Santos.

SERVIÇO:
Festa de Nossa Senhora do Rocio
Data: 5/11/2010 (sexta-feira) a 16/11/2010 (terça-feira)
Horários de missas e celebrações no site www.santuariodorocio.com.br ou pelo telefone (41) 3423-2020.

Paraná em Ação – Paranaguá
Data: 5/11/2010 (sexta-feira) a 16/11/2010 (domingo)
Horário: Das 9:00 às 17:00
Local: Praça Nossa Senhora do Rocio – Centro Histórico – Paranaguá.