Portos do Paraná apostam em tecnologia em feira mundial de logística 05/04/2016 - 16:30

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promete trazer novos negócios e aproximar ainda mais os importadores e exportadores dos portos paranaenses na 22ª edição da Intermodal South America que começou nesta terça-feira (05) em São Paulo. Isso porque a Appa trouxe inovação e tecnologia para a maior feira de logística do mundo. A abertura da feira contou com a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Hélder Barbalho.

No estande de 200 metros quadrados, pela primeira vez, a estrutura dos portos paranaenses está sendo apresentada em tempo real para os clientes e visitantes. Em telas interativas de 55 polegadas acopladas em estruturas semelhantes a de um contêiner, é possível mostrar a operação dos principais terminais e berços de atracação em Paranaguá e Antonina.

O sistema criado pela Appa traz mapas com as novas delimitações das poligonais dos portos, localização exata dos berços e terminais portuários, projetos desenvolvidos na área ambiental, informações em números sobre a contribuição da atividade portuária para a economia nacional, estadual e local, evolução na movimentação de cargas, navios que encontram-se atracados na baía de Paranaguá, infraestrutura e vídeos institucionais. Além disso, todas as imagens podem ser ampliadas pelos visitantes nas telas sensíveis ao toque.

O estande da Appa também oferece um espaço integrado para a imprensa e terá todas as suas ações na feira transmitidas, ao vivo, pela TV CI, além de reportagens para rádios, jornais, redes sociais, portais na internet e Agência Estadual de Notícias.

“Para esta edição da Intermodal, juntamente com nossos parceiros, vamos mostrar todos os investimentos realizados em nossos portos e que tem nos permitido quebrar recordes de movimentação de cargas”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Além disso, usamos a tecnologia ao nosso favor para informar os clientes e visitantes sobre a importância dos Portos de Paranaguá e Antonina para o país e o mundo, afirmou.

Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos. Já o Porto de Antonina retomou a sua movimentação e mercadorias nos últimos quatro anos, gerando mais empregos na cidade e mais desenvolvimento para a região.

Outras 30 empresas parceiras, que operam nos Portos do Paraná, estarão presentes no esta de da Appa. Entre elas, Seara, Multitrans, Fortesolo, Terminal Portuário Ponta do Felix, Cargil, Coamo, Contriguaçu, Harbor, Imcopa, Teapar, TCP, Transdesk, Mosaic, Fospar, Novo Porto, Grano, Tibagi, Louis Dreyfus, Marcon, Cattalini, AGTL, Rocha, Sal Diana, Pasa, Sulmare, Gransol, Klabin, Céu Azul, União Vopak, InterAlli, Martini Meat.

COMÉRCIO EXTERIOR - As conferências que serão apresentadas durante a 22ª edição da Intermodal South America estão voltadas ao desenvolvimento dos setores de transporte de cargas, logística e comércio exterior brasileiro. No total, 95% do comércio exterior brasileiro passa pelo setor portuário. De acordo com a Secretaria de Portos da Presidência da República, nos últimos 11 anos, houve um crescimento de 70% na demanda de movimentação de carga nos portos brasileiros, com uma projeção de crescimento de 103% nos próximos 25 anos.

A Intermodal South America é considerada uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios, lançamentos, reforço de marca, vendas e networking.

As Conferências da Intermodal South America acontecem paralelamente à feira, que reúne de 600 marcas nacionais e internacionais, de 25 países, além dos principais players do setor de transportes de cargas, logística e comércio exterior em um ambiente propício para fomentar os negócios.

GALERIA DE IMAGENS