Portos do Paraná assina contrato de quase R$ 29 milhões para obras em píer público 13/03/2025 - 11:19

Serviço inclui a construção de um dolfim de amarração, sistema de atracação a laser, recuperação completa da pavimentação do píer, sinalização e adequação da parte elétrica

A Portos do Paraná autorizou a ordem de serviço para o início das obras de manutenção e reforço da segurança no Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), no Porto de Paranaguá. A assinatura foi realizada nesta quinta-feira (13). Serão investidos cerca de R$ 29 milhões na execução da obra. O projeto básico que embasou a licitação foi elaborado em conjunto com os operadores do PPGL, considerando as principais necessidades voltadas à segurança das operações no local.

A obra prevê a construção de um novo dolfim (estrutura portuária fixa) para a amarração e atracação de navios. A estrutura contará com uma passarela metálica equipada com um moderno sistema de atracação a laser e ganchos de amarração de desengate rápido. Também será realizada a substituição das defensas (responsáveis por minimizar o impacto das embarcações na atracação), a recuperação da pavimentação de todo o píer, incluindo a sinalização vertical e horizontal, além de adequações na parte elétrica.

A elaboração do projeto e a execução da obra terão duração prevista de aproximadamente 420 dias. “Por ser uma obra em área classificada - ambiente onde pode haver presença de gases ou vapores inflamáveis - alguns trabalhos não poderão ser executados enquanto o navio estiver operando, o que demonstra a complexidade da obra”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.

Píer Público

Construído na década de 1940, o Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL) atende atualmente cinco terminais nos berços de atracação 141 e 142: Petrobras/Transpetro, Liquipar, Catallini, CBL e TERIN. Nestes berços, são movimentadas cargas como óleo bruto de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina. Operacionalmente, o sistema de dutos de cada empresa possui estrutura individual, conectando o terminal diretamente ao navio atracado em um dos berços do PPGL. Em 2024, o PPGL foi responsável por 53,3% da movimentação de granéis líquidos nos portos paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS