Portos do Paraná atraem novos negócios em feira mais importante do setor 13/04/2015 - 16:29

Abertura de novos negócios e consolidação de relações comerciais já existentes. Este é o resumo da participação dos Portos de Paranaguá e Antonina na Intermodal South America, maior feira de logística e transportes da América Latina, que aconteceu em São Paulo, ao longo da última semana. Os portos paranaenses e seus parceiros expuseram a gama de serviços que podem oferecer ao mercado e as recentes evoluções na estrutura logística.

Segundo o diretor comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese, novos negócios foram concretizados na feira, atraindo mais cargas para os terminais do Paraná.

Uma das principais negociações foi a atração de 600 mil toneladas de soja do Mato Grosso que serão escoadas por Paranaguá. "Esta soja saía por um outro grande porto brasileiro, mas agora o cliente resolveu optar pela eficiência e pela transparência do Porto de Paranaguá", afirma Fregonese.

O porto paranaense é o segundo maior exportador brasileiro do complexo soja, com mais de 12,6 milhões de toneladas movimentadas - 7,5 milhões de toneladas de grãos de soja e 5,1 milhões de toneladas de farelo.

FERTILIZANTES - Outra rota de comércio que deve se intensificar com as negociações feitas ao longo dos três dias de feira é a importação de fertilizantes pelos portos paranaenses. "Estamos cada vez mais preparados para receber este tipo de carga, que abastece e gera produtividade ao produtor rural de todo o país. Recebemos uma série de empresas interessadas", afirma o chefe da divisão comercial da Appa, Leandro Klaus.

O porto, inclusive, está realizando uma obra de nivelamento da profundidade do cais, que deve favorecer o aumento da importação de fertilizantes. Atualmente, Paranaguá já é a principal porta de entrada deste tipo de produto no Brasil. Em 2014, mesmo com a economia brasileira andando de lado, o porto paranaense registrou aumento de 4,3% na importação de fertilizantes e fechou o ano com 9,6 milhões de toneladas movimentadas deste tipo de produto.

Além disso, novos contatos comerciais para o escoamento de grãos, congelados e movimentação de cargas gerais também foram feitos. Na feira, também foram iniciadas negociações para a operação de novas cargas, como é o caso do caroço de algodão, por exemplo.

Segundo a organização da Intermodal, mais de 50 mil pessoas visitaram a feira. Deste total, 84% estavam em busca de novas soluções de logística e 64% realizaram novos negócios.

GALERIA DE IMAGENS