Portos do Paraná debate ambiente de trabalho na I Semana de Ética e Integridade 21/05/2024 - 17:56

Controladoria Geral do Estado abriu o evento mostrando o trabalho da ouvidoria, da transparência, do compliance e do controle interno

A Portos do Paraná abriu nesta terça-feira(21), a sua I Semana de Ética e Integridade com o objetivo de trazer um importante debate sobre os valores que norteiam as atividades da empresa pública. Ao todo, serão três dias de evento que servirão para os empregados conhecerem e debaterem sobre integridade no ambiente de trabalho, enfrentamento ao assédio e à violência contra a mulher e entender como funcionam os canais de denúncia e a Ouvidoria. As palestras seguem nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, com autoridades estaduais e também representantes internos da empresa pública.

“Esta é a primeira vez que estamos propondo um evento dessa amplitude e esperamos que seja só o primeiro de muitos porque a integridade faz parte da nossa gestão, estamos investindo cada vez mais para termos uma empresa transparente e de acordo com práticas modernas e uma prova disso é que já temos a Superintendência de Governança, uma Ouvidoria e um Comitê de Ética atuantes e devemos, cada vez mais, propagar uma cultura de ambiente saudável de trabalho”, disse o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Neste primeiro dia, quem abriu os trabalhos foi o ouvidor-geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia de Souza. “É muito importante a gente falar sobre integridade e trazermos para todos os colaboradores como é o funcionamento de uma ouvidoria, a transparência, o compliance, o controle interno, além de outros assuntos como o enfrentamento aos assédios no ambiente de trabalho. Tudo isso integra o nosso ofício dentro da integridade e é extremamente importante participarmos desse grande evento”, destacou.

Para o secretário-geral da Presidência da Portos do Paraná, essa promoção aproxima ainda mais a empresa pública das melhores práticas propostas pelo Estado do Paraná. “É um momento em que alcançamos a maturidade adequada para fazermos esse evento com temas tão importantes e proeminentes para qualquer gestão contemporânea de ponta como é a Portos do Paraná e é uma honra para a gente receber a equipe da Controladoria Geral do Estado do Paraná na qual trabalhamos juntos e seguimos as orientações, manuais e premissas e que nos servem como diretrizes”, analisou.

Na visão da coordenadora do Comitê de Ética, Cinthia Breidenbach, eventos como esse são sempre importantes para se debater o combate ao assédio. “É de vital importância porque a vertente principal do Comitê de Ética é a prevenção, a conscientização ética e nós acreditamos que o conhecimento é vai gerar a mudança organizacional que é a proposta do Comitê de Ética. As iniciativas de combate ao assédio são muito importantes porque estamos no setor aquaviário, que ainda é um ambiente bastante masculino e ainda existe muita confusão entre o que é e o que não é assédio”, destacou.

Além de Yohhan, o primeiro dia contou com as palestras do coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, do coordenador de Integridade e Compliance, Paulo Aguiar Palacios, e do coordenador de Controle Interno, Wesley Leandro de Paula.

Agenda
Nesta quarta-feira (22), serão abordados o Combate à Violência Contra a Mulher com a promotora de Justiça Cibelle Maria Scopel, Assédio no Ambiente de Trabalho com a advogada especializada Vanessa Saldanha Abrão e Compliance e Conduta na Portos do Paraná com o coordenador de Compliance Everton Renato de Oliveira e o agente de Compliance Vinícius Cordeiro.

Já na quinta-feira (23), serão debatidos Combate ao Assédio no Setor Portuário com a Comissão de Ética da Autoridade Portuária de Santos, Ações do Comitê de Ética na Portos do Paraná e Ouvidoria com a coordenadora Cinthia Breidenbach e o Encerramento com o superintendente de Governança da Portos do Paraná Carlos Eidam de Assis.

GALERIA DE IMAGENS