Portos do Paraná mapeia saúde dos colaboradores e investe na prevenção 26/06/2024 - 17:31
Empresa apresentou resultados das avaliações médicas e vai ampliar atividades que vão se somar ao que já é desenvolvido como ginástica laboral, Corrida do Porto e competições esportivas
A Portos do Paraná realizou nesta quarta-feira (26), mais uma edição do "Café com Saúde" onde reuniu seus colaboradores no Auditório Emir Roth para fazer um balanço da saúde ocupacional interna. Foi o momento de revelar a todos quais as principais comorbidades que estão afetando os profissionais da casa e como combater essas moléstias para se ter uma maior qualidade de vida. Esta é mais uma ação de saúde da empresa pública que se soma ao incentivo à atividade física como a ginástica laboral, Corrida do Porto e convênios com academia.
“Voltamos com o Café com Saúde para aproximar nossos colaboradores com a equipe da medicina do trabalho. Foi feita uma pesquisa que atingiu 93% do quadro de funcionários com o objetivo de entender nossa realidade, de saber como está a saúde de todos e direcionar futuras ações”, destacou o coordenador de Assistência Médica e Social, Miguel Nasser Bisneto.
Levantamento realizado por meio de questionários e também dos exames médicos mostrou que as três principais patologias que atingem os empregados são obesidade (36,6%), hipertensão (30,5%) e diabetes (17%).
“Isso mostra que precisamos focar mais nas atividades físicas e na alimentação. A Portos do Paraná já tem essa atenção como campeonatos esportivos, a Corrida do Porto, ações de saúde já desenvolvidas internamente, mas agora, com esses dados, vamos ser mais incisivos nessa questão”, destacou Miguel.
Segundo o médico Eriberto Westphalen, que atende os empregados, esses dados vão ajudar no combate a esses malefícios. “A gente espera implementar medidas de saúde para que o colaborador se sinta mais confortável, mais feliz em seu ambiente de trabalho e, muito mais importante que isso, saudável. Uma vida saudável, sem sedentarismo, uma dieta alimentar balanceada, regular, e com saúde mental também é muito importante”, avaliou.
Para a nutricionista Suelen Petroski, é importante prevenir, mas quem já está sofrendo pode mudar hábitos e fazer um tratamento sem radicalismos.
“Nós temos 60% da população adulta do Brasil com sobrepeso e esse é um dado bem alarmante, um dado bem sério, preocupante e o tratamento é o gerenciamento nutricional. A partir do momento em que você melhora a qualidade da sua dieta, sem radicalismo, você consegue controlar isso, consegue minimizar esses danos e a prevenção e o gerenciamento nutricional é o futuro”, finaliza.
A palestra contou com a presença do diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Bonoski, da gerente de Gestão de Pessoas, Melissa de Paula, do gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, do ex-diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira, além de colaboradores de todos os setores da Portos do Paraná.