Portos do Paraná marca presença no encontro nacional para descarbonização dos portos 22/11/2024 - 22:45

Profissionais do setor portuário discutiram estratégias sustentáveis na jornada de descarbonização no setor

A Portos do Paraná participou do 1º Encontro da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP), realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. O evento debateu soluções e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor portuário, que é responsável por cerca de 3% das emissões globais, conforme dados da Organização Marítima Internacional (IMO).

A coordenadora de Planejamento e Licenciamento da Portos do Paraná, Kellyn Cristina Carneiro, mediou o painel do GT Trilhas com o tema: “Descarbonização de Portos: definição de metas e cumprimento de ações sem riscos de greenwashing”, ao lado de Mirella Moraes, do Complexo Industrial Portuário de Suape.

A especialista em Energia e Indústria do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Joana Correia, e a diretora de Sustentabilidade da Environ Pact, Ana Lyra, também participaram do painel mediado pela Portos do Paraná. Elas abordaram questões como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a importância da transição energética e a necessidade de vincular iniciativas inovadoras, científicas e sociais à descarbonização, promovendo soluções sustentáveis para os desafios ambientais e climáticos.

“A Portos do Paraná é membro ativo da ABDP e tem orgulho de coordenar o GT Trilhas. Este evento é uma contribuição para o avanço das discussões sobre a descarbonização portuária no Brasil, fundamentais para alinhar esforços, compartilhar experiências e viabilizar um futuro mais sustentável para o setor portuário”, destacou Kellyn.

Durante o evento, também aconteceu o Encontro de CEOs pela Descarbonização, no qual “também participamos das discussões estratégicas com CEOs de portos públicos e privados e diversos stakeholders do setor, onde foram debatidos temas centrais para o futuro da descarbonização portuária no Brasil, incluindo o engajamento na formulação de políticas públicas e o acesso ao financiamento climático”, pontuou Kellyn.

A programação iniciou com a palestra magna conduzida por José Miguel Bermudez Menendez, da Agência Internacional de Energia (IEA), que apresentou os "Resultados da América Latina no Global Hydrogen Review 2024". Em seguida o painel “Políticas Públicas e Financiamento Climático: Oportunidades para o Futuro de Portos Brasileiros”, contou com a expertise de especialistas, foi mediado por Jonas Mendes Constante, da Fundación Valenciaport e coordenado por Luane Lemos, ambos coordenadores da ABDP.

GALERIA DE IMAGENS