Portos do Paraná participa do 4º Seminário de Negócios Internacionais do Estado 29/08/2024 - 07:25

O evento buscou trazer uma visão abrangente dos desafios e soluções no comércio exterior paranaense

A empresa pública que administra os Portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná, esteve presente na 4ª Edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná nesta quarta-feira (28) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O diretor de Operações da empresa pública, Gabriel Vieira, participou do painel “Planejamento e operação logística internacional”, que buscou trazer uma visão abrangente dos desafios e soluções no comércio exterior paranaense.

“Nós conseguimos discutir ao longo do dia os diversos projetos de infraestrutura que estamos trabalhando desde o início da gestão. Esse trabalho tem como objetivo atender demandas a médio e longo prazo, preparando toda a indústria do estado paranaense e o agronegócio, para que possamos alavancar ainda mais a infraestrutura do complexo portuário de Paranaguá e Antonina, sendo um dos principais diferenciais competitivos hoje no nosso negócio”, comentou Vieira.

Um dos destaques da apresentação da Portos do Paraná foi o novo Moegão, a maior obra portuária do país, orçada em R$ 592 milhões e custeado pela Portos do Paraná. A obra busca reduzir os cruzamentos de trens na cidade ao mesmo tempo que amplia a capacidade de produção. A expectativa é de aumentar a recepção de vagões em 65%, passando de 550 para 900 por dia, promovendo um fluxo mais eficiente e rápido das cargas ferroviárias.

“Uma moega com capacidade de recepção de três composições simultâneas, 180 vagões podendo ser descarregados simultaneamente, se conectando aos 10 terminais do corredor de exportação leste do porto de Paranaguá, isso gera uma eficiência gigantesca, uma redução significativa do custo logístico e uma qualidade muito maior das operações”, explicou o diretor.

O evento anual é realizado desde 2021 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Gerência de Relações Internacionais, com o World Trade Center (WTC) Curitiba, unidade local que integra o hub de desenvolvimento de negócios.