Portos do Paraná promove atividades do programa Verão Maior 28/12/2024 - 18:01
Visitantes e moradores aproveitam ampla estrutura para esportes e lazer no litoral e no interior do Estado
A diversão de turistas e moradores foi garantida neste sábado (28) com a abertura das atividades esportivas do Verão Maior, programa que conta com o apoio da Portos do Paraná. As ações estão disponíveis em seis pontos estratégicos localizados no litoral, em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, e também no interior, em São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, com programações gratuitas de terça-feira a domingo, até 2 de fevereiro.
“O que vemos aqui nas praias é resultado de uma grande parceria entre o Governo do Estado e a Portos do Paraná, que é uma das patrocinadoras do Verão Maior. Nós escolhemos este grande evento para iniciar as celebrações do aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá e reforçar os laços entre a empresa portuária e moradores e turistas do nosso litoral”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“Mais de 300 acadêmicos e profissionais da área de educação física, turismo, enfermagem e comunicação estão promovendo muitas atividades esportivas e recreativas para veranistas. Esta parceria entre a Portos do Paraná e o Governo do Estado promove desenvolvimento e bem-estar”, explicou o diretor de Inovação da Secretaria do Estado de Esporte, Tiago Campos.
O palco Sunset, em Caiobá, ofereceu coreografias propostas por dançarinos que empolgaram o público. Quem gosta de atividades esportivas contou com as quadras de beach tennis, como foi o caso do médico Guilherme de Moura, que veio com a família de Telêmaco Borba para prestigiar as praias paranaenses. “A estrutura aqui na praia é fantástica. A gente vem pra cá pra aproveitar, curtir com a família. Ter um espaço desses facilita a diversão”, explicou.
Entre as estruturas para esportes radicais estão as pistas de skate, que foram aprovadas pelo praticante Adrian Eduardo Soares Ribas. “Vem rapaziada, que está irado”, elogiou. O adolescente Enzo Celestino Vilatore, de 14 anos, decidiu acompanhar a mãe e se divertiu pela primeira vez no trapézio voador. “Eu subi com medo, mas percebi que era de boa. Minha mãe já fazia antes, mas eu nunca tinha feito. Hoje resolvi e achei perfeito”, enfatizou.
A contadora Nelci Ferron veio do interior do Paraná com a família. Na fila da escalada, ela cuidava dos netos e do sobrinho, que aguardavam a vez para brincar no equipamento. “Está sendo ótimo! Ano passado a gente veio também. As crianças adoram!”, afirmou.
O Governo do Estado também oferece os chamados “condomínios”, que são stands com representantes de secretarias e órgãos públicos atendendo à população em Guaratuba, Caiobá e Shangri-lá. “Nós temos diversas atrações e entretenimento gratuito para a comunidade, com a cadeira anfíbia, que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tomem banho de mar. Temos empréstimo de guarda-sol pela Copel apresentando a fatura digital e o empréstimo de livros oferecido pela Secretaria da Cultura”, afirmou a assessora da Secretaria de Esportes e síndica dos condomínios do Verão Maior, Fernanda Maier.
Beach Tennis
De novembro a dezembro ocorreu o torneio Interclubes de Beach Tennis 2024, evento que reuniu mais de 2.500 atletas em 53 quadras na orla de Matinhos. A Portos do Paraná participou como patrocinadora master do tênis de praia, que faz parte do programa Verão Maior Paraná. Já a Secretaria do Esporte do Paraná e a Federação Paranaense de Tennis (FPT) foram as realizadoras do evento.
Confira os endereços dos postos e da arena do esportiva no litoral:
Caiobá – Arena Verão Maior e posto de atendimento – Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa
Guaratuba – Praia do Cristo, no final da Avenida Atlântica
Matinhos – Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo
Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida São Luís
Shangri-lá – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida Edo Puhl
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte