Portos do Paraná realiza evento interativo sobre saúde mental e emocional 31/01/2025 - 14:31
Janeiro Branco reuniu colaboradores no auditório do Palácio Taguaré
Tranquilidade, autoconhecimento, paz. Essas foram algumas das palavras indicadas pelos colaboradores da Portos do Paraná durante a edição do Janeiro Branco como definições do que é saúde mental. Os portuários lotaram o auditório Emir Roth nesta sexta-feira (31) para participar da campanha nacional de conscientização sobre saúde mental e emocional.
“Na Portos do Paraná, nos preocupamos profundamente com a saúde mental dos nossos funcionários. Acreditamos que, quanto mais satisfeitos e equilibrados os colaboradores estiverem no ambiente de trabalho, melhores serão os resultados que alcançamos como equipe. Para nós, cuidar do bem-estar emocional é essencial para o sucesso coletivo", afirmou Marlon Ferreira Lopes, Gerente de Gestão de Pessoas da Portos do Paraná.
A preocupação com a saúde mental e emocional no trabalho surgiu como resultado de pesquisas realizadas no Brasil por diversas entidades. Um dado preocupante, levantado pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, é que os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho.
“Nenhum sentimento é ruim, todos são válidos. Mas a questão é a intensidade e o impacto que eles geram nas atividades diárias. A procrastinação, por exemplo, pode ser um problema de saúde mental, resultado de diversos fatores. Um deles pode ser a sobrecarga”, afirmou a psicóloga e palestrante do evento, Sabrina Pereira da Silva.
“A gente precisa se cuidar, não só fisicamente, mas também mentalmente. Quando a saúde mental não vai bem, ela prejudica não só a pessoa, mas também quem está ao seu redor. Buscar ajuda é um ato de coragem”, afirmou a coordenadora de Assistência Médica e Social da Portos do Paraná, Monica Gori.
Roda da Vida
A psicóloga do Centro de Atendimento Psicossocial Solar dos Girassóis, Kamila Scremin Fanini, abordou a saúde mental no trabalho e distribuiu ao público uma autoavaliação chamada “Roda da Vida”. “Esta dinâmica trouxe um momento de reflexão e definição de algumas metas. Foi muito bom parar e pensar um pouco mais em algumas situações às quais normalmente não damos atenção”, explicou Kamila. A proposta é pensar, sentir e agir da maneira mais saudável para todos.
Sinais de alerta
Confira alguns sinais de esgotamento mental ou emocional:
- Isolamento social;
- Alterações de apetite ou do sono;
- Mudanças frequentes e intensas de humor;
- Sentimentos persistentes de tristeza, ansiedade ou desesperança;
- Dificuldade para se concentrar e realizar tarefas.
A principal orientação é que as pessoas busquem apoio psicológico. Em casos de crises, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.