Portos do Paraná realiza limpeza da Ponte dos Valadares para ação artística 10/04/2025 - 20:43

Grupo Paranaguá Mais Cores realizará mutirão de pintura na estrutura, que liga moradores e visitantes da Ilha ao continente

Como forma de estimular a cultura e as relações de pertencimento em Paranaguá, a Portos do Paraná iniciou a limpeza da Ponte de Pedestres da Ilha dos Valadares nesta quinta-feira (10), estrutura que será repaginada em um mutirão artístico da Paranaguá Mais Cores. O evento acontecerá no dia 1º de Maio e conta com a participação de voluntários.

Esta é a primeira vez que a Autoridade Portuária participa da campanha. “Temos acompanhado o sucesso dos mutirões do Paranaguá Mais Cores e, por isso, nos prontificamos em apoiar o projeto”, afirmou o gerente de Meio Ambiente, Thales Schwanka. 

“Estas atividades estimulam a cultura local e fortalecem as relações de pertencimento dos moradores com a cidade, que são os ideais sociais da Portos do Paraná”, destacou o diretor de Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana.

Para realizar a limpeza, a Autoridade Portuária entrou em contato com a Secretaria Municipal da Cultura de Paranaguá, que prestou apoio por meio da Secretaria de Segurança Pública. Guardas municipais isolaram a área para a realização da lavagem, que segue até esta sexta-feira (11).

"A limpeza é a primeira fase do projeto ANDADA, nome criado em homenagem à fauna e flora da região, já que a arte deve carregar em seu conceito e estética, o caranguejo e os manguezais", afirmou o artista Gio Negromonte, líder da campanha. Após a retirada da sujeira, acontece a fase de reparos dos cantos e imperfeições para depois receber a cobertura de tinta. 

“É muito importante que as empresas incentivem os projetos culturais, pois assim conseguimos dinamizar o acesso à cultura para a população e compartilhar todos os impactos positivos que a cultura gera”, destacou o artista.

Gio mudou de Recife para o Paraná ainda criança e foi no litoral do estado, que realizou estudos em torno do território Caiçara e da cultura litorânea brasileira. O artista também realiza trabalhos em lambe-lambe com fotografias do dia a dia das comunidades e registros do fandango caiçara.

Este será o terceiro mutirão do grupo, que já pintou a Escadaria da Copel e o Caranguejo da Rodoviária. Para participar, basta comparecer ao local indicado a partir das 9h. Crianças e adultos podem participar. As tintas são a base de água, mas a orientação é para que as pessoas participem com roupas confortáveis que possam manchar. O projeto é aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura. 

Serviço 

Andada – mutirão artístico do Paranaguá Mais Cores
Local: Ponte de pedestres da Ilha dos Valadares
Quando: 1º de Maio
Horário: das 9h às 19h
Valor: gratuito

GALERIA DE IMAGENS