Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação mensal 15/07/2024 - 10:12

Açúcar, fertilizantes, contêineres e soja foram os maiores volumes registrados no mês, que superou mais de 6,5 milhões de toneladas movimentadas

Os portos paranaenses alcançaram uma nova marca histórica de movimentação. Ao todo, 6.582.670 de toneladas foram movimentadas em junho deste ano, representando um aumento de 3% em relação ao recorde anterior, alcançado em dezembro do ano passado (6.376.229 toneladas) e se tornando o melhor mês da história.

“É uma conquista de um time muito consolidado, ainda mais considerando que somos o lugar que mais chove no Brasil e que nos obriga a suspender a produção de granel. É desafiador alcançar tantos recordes nessas condições”, pontuou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Na exportação, os destaques vão para açúcar a granel e soja, com 669.380 toneladas e 1.676.369 toneladas respectivamente. O açúcar a granel cresceu 15% em comparação a 2023 (582.094 toneladas), já o grão de soja teve um aumento de 6% se comparado ao mesmo mês do ano passado (1.578.472 toneladas).

Na importação, fertilizantes e contêineres apresentam maior volume, com 4.777.376 toneladas e 63.600 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). Os Portos Paranaenses seguem sendo a principal porta de entrada para os fertilizantes no País, apresentando crescimento de 20% em comparação a junho de 2023 (727.282 toneladas). Os contêineres apresentaram crescimento expressivo de 45% se comparado a junho do ano anterior (394.557 toneladas).

Os resultados são fruto do trabalho de planejamento operacional e de engenharia adotado pela empresa e que já rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios consecutivos de melhor gestão portuária pelo governo federal.

“Junho se mostrou como um mês de grande movimentação tanto na exportação quanto na importação e a perspectiva para o segundo semestre é ainda melhor”, pontuou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

MOEGÃO

O maior investimento da Portos do Paraná para trazer maior rapidez e eficiência nas operações ferroviárias é o Moegão. “Esta é a maior intervenção portuária em desenvolvimento no Brasil, orçada em R$ 592 milhões e que está sendo custeada por nós. Esta nova moega ferroviária está sendo instalada numa área de quase 600 milm² e vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá”, explicou o diretor-presidente.