Prevenção de acidentes reúne estudantes, técnicos e moradores do Litoral 02/06/2015 - 17:34

Universitários, técnicos, professores e moradores dos municípios do Litoral participaram, nesta terça-feira (02), do minicurso com o tema “O preparo do Porto de Paranaguá para atendimento a emergências ambientais”. Foi a segunda oficina promovida perla Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

Durante o curso foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Appa na área de planejamento e prevenção de acidentes. Os participantes também conheceram o setor de prontidão, localizado no cais do Porto de Paranaguá, e tiveram uma aula prática sobre o uso de todos os equipamentos necessários para minimizar os danos de um possível acidente ambiental.

LICENÇA DE OPERAÇÃO - O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta os avanços obtidos pelo Porto de Paranaguá na área ambiental. “Quando assumimos o governo em 2011, tínhamos um porto sem licença ambiental e com R$25 milhões em multas aplicadas pelos órgãos ambientais. Hoje, temos o primeiro Porto público com licença de operação emitida pelo Ibama do país e outros 30 licenciamentos para projetos de reforma e infraestrutura, cumprindo sempre as condicionantes ambientais”, afirmou o secretário.

PREPARO E PREVENÇÃO – Os participantes do minicurso receberam informações da equipe da Appa especializada no combate aos acidentes ambientais sobre corrente marítima e a sua influência no derramamento de óleo ou produtos químicos. Eles também aprenderam sobre como é feito o atendimento a uma denúncia sobre vazamento de óleo, sobre os tipos de coloração e de manchas que podem aparecer em uma área portuária e também sobre os organismos que podem interferir na identificação de manchas de óleo. Entre eles estão, as águas-vivas, a floração de algas e, até mesmo, as ovas de peixes.

PREVENTIVO - O diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explicou que a determinação é para que toda atividade de movimentação de óleos e combustíveis nos portos paranaenses tenha o acompanhamento preventivo de uma equipe especializada no combate à poluição.

“O papel da equipe é agir preventivamente, observando detalhes da operação e interferindo caso sejam detectadas fragilidades. Neste curso procuramos mostrar que o Porto de Paranaguá mantém uma preocupação permanente com os manguezais, a fauna e o estoque pesqueiro da baía de Paranaguá”, afirmou Dividino.

DEFESA AMBIENTAL – A parte técnica do minicurso foi ministrada por responsáveis pelo atendimento a emergências ambientais da Appa. Eles trabalham com um plantão permanente de atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana.

O professor de gestão portuária e participante do curso, Carlos Eduardo Vidal, disse que a inciativa da Appa é um marco para Paranaguá. “Pudemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Appa para o preparo e a prontidão em caso de acidentes ambientais. Os portos do Paraná estão muito à frente dos demais portos do país”, disse Carlos Eduardo.

Já a estudante, Lorena da Silva Farias, moradora do bairro Costeira e vizinha do Porto de Paranaguá, ressaltou a possibilidade de entrar no porto e ver de perto os programas e ações. “Sou estudante de gestão ambiental e, do lado de fora, temos percebido uma grande melhoria na coleta e destinação de resíduos, pavimentação de ruas de acesso e controle de animais vetores. No entanto, hoje pude ver a rotina diária e projetos desenvolvidos em outras áreas. O curso foi muito bom“, resumiu Lorena.

A Alpina Briggs Defesa Ambiental, empresa contratada pela Appa, promove periodicamente exercícios para testar estratégias de resposta a diversas situações, entre elas técnicas para contenção e recolhimento de petróleo e derivados, além de estudos ambientais e treinamentos.

De acordo com o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, os minicursos serão ampliados ao longo do ano. “O objetivo é ampliar cada vez mais a participação da comunidade do Litoral nas atividades desenvolvidas pelos portos do Paraná”, disse Fregonese.

GALERIA DE IMAGENS