Programa Porto Sustentável completa dois anos 06/06/2017 - 16:45

Há dois anos a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) criou o Programa Porto Sustentável. A iniciativa, que surgiu após a obtenção do Licenciamento Ambiental da Appa junto ao Ibama, reúne cerca de 40 programas e ações inéditas na área ambiental.

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembra que até o ano de 2011 os portos paranaenses operavam sem licenciamento ambiental.

“Hoje, temos mais de 30 licenças ambientais e dezenas de programas para conservação do meio ambiente”, declarou Richa Filho.

Criado no ano de 2015 e lançado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Programa Porto Sustentável, foi criado como estratégia de comunicação para reunir e divulgar todas as ações promovidas na área ambiental.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino conta que desde a emissão da Licença de Operação do Porto de Paranaguá pelo IBAMA e a criação de uma Diretoria de Meio Ambiente, as ações sustentáveis desenvolvidas no empreendimento têm resultado em reconhecimento nacional.

“Em 2016, porto saltou da 26ª posição para o top 3 no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sendo atualmente o porto graneleiro com a melhor colocação no índice”, enfatiza Dividino.

As ações existentes dentro do Programa Porto Sustentável foram divididas em quatro grandes eixos: água, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e responsabilidade sócio ambiental.


ÁGUA - O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, da fauna aquática e da atividade pesqueira. Atualmente, as coletas e análises da água são feitas em 32 pontos ao longo da baía de Paranaguá.

Um dos bioindicadores monitorados, por exemplo, é a população de botos na região. No período de um ano, já foram registrados mais de 500 animais na baía, sendo pelo menos 350 moradores fixos do local.
RESÍDUOS - Desde 2013, o porto conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que inclui a varrição diária de vias e coleta e destinação correta dos resíduos. Por mês, são coletadas, em média, 200 toneladas de resíduos, que são encaminhados para aterros sanitários. Os resíduos recicláveis são segregados e enviados para uma associação de catadores do município.

Além da varrição das vias de acesso e cais, o Porto de Paranaguá possui mais de 60 pontos de coleta seletiva para materiais recicláveis, não recicláveis, orgânicos e contaminados espalhados por toda a área portuária. Ao todo, são disponibilizadas mais de 100 caçambas, que em conjunto com a varrição mecanizada permanente, contribuem para a limpeza e organização da região portuária. Com menos resíduos espalhados pelas ruas, a população de pombos também diminui, pois há menos alimento disponível.

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS - Todos os meses, desde 2013, a qualidade do ar é monitorada em 12 pontos espalhados pela cidade e região portuária. Os resultados obtidos têm demonstrado a boa qualidade do ar, atestando que as medidas de melhoria e controle das emissões que o porto tem executado apresentam-se eficientes. Todos os meses também é monitorada a fumaça emitida pelos veículos pesados que circulam na região portuária. São mais de 400 veículos avaliados por mês, com um total que já supera 10.000 medições realizadas.


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - O porto já promoveu seis ações de mutirão de limpeza nas praias do entono da baía de Paranaguá para a remoção de resíduos nas faixas de areia, e, apenas nos últimos 18 meses, foram realizadas 8 ações de limpeza de manguezais, sendo que já foram retiradas dos mangues mais de meia tonelada de resíduos.

No que diz respeito ao público externo, algumas ações centrais são desenvolvidas. Quinze comunidades das ilhas da baía e do entorno do porto são abrangidas nas ações do Programa de Educação Ambiental, assim como três mil caminhoneiros são orientados anualmente sobre a correta destinação de resíduos produzidos no transporte de grãos e limpeza dos caminhões.

“Quando coletamos depoimentos de pessoas que participam das ações de educação ambiental, tanto de colaboradores da Appa quanto de pessoas da comunidade, são perceptíveis as mudanças que o processo de gestão ambiental trouxe para o cenário e contexto do Porto de Paranaguá”, relata do Diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimaraes.

Neste ano, o programa Porto Escola atingiu a marca de seis mil crianças participantes, que aprendem sobre sustentabilidade e segurança no trabalho.

GALERIA DE IMAGENS