Programa leva serviços e orientações a caminhoneiros no Pátio de Triagem de Paranaguá 29/06/2017 - 10:10

Os caminhoneiros que aguardam para descarregar grãos no Porto de Paranaguá participam até nesta quinta-feira (29) de atividades e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida. Desde terça-feira (27), a Revista Caminhoneiro e a Shell, em parceria com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), promoveram exames de rotina – identificação do nível de açúcar, da taxa de gordura e da pressão arterial –, orientações para atividades físicas, alongamentos e cortes de cabelo. O local foi escolhido, entre vários pontos das regiões sul e sudeste, por ser um dos que mais recebem caminhoneiros diariamente.

O programa está em sua primeira edição. Em Paranaguá, as atividades estão sendo realizadas no Pátio de Triagem da Appa, que é o maior da América Latina. Diariamente passam pelo local cerca de 2 mil caminhões nesta época do ano. Enquanto esperam o momento de carregar ou descarregar os veículos, os caminhoneiros têm acesso a serviços de saúde, entretenimento e beleza. Os motoristas também podem acessar uma rede de internet no local, para entrar em contato com familiares e amigos. Todos os serviços são ofertados de forma gratuita aos motoristas.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, pensar na qualidade de vida dos caminhoneiros é uma necessidade permanente. “Temos um dos únicos pátios públicos de caminhões do país e pensar na qualidade de vida dos motoristas é fundamental. O fim das filas de caminhões, internet gratuita e boa estrutura para permanência estão entre as nossas prioridades”, comentou.

O produtor Maurício Marques, representante da Revista Caminhoneiro e um dos organizadores do evento, explicou os principais objetivos da realização. “Estamos aqui para lembrar os motoristas da importância de manter em dia a manutenção dos veículos, mas, também, os cuidados com o próprio corpo. Com isso, esperamos que eles sejam motivados a repensar o seu dia a dia e mudar os hábitos, para uma vida melhor”, enfatizou.

PAUSA NECESSÁRIA – Aproximadamente 20 minutos são suficientes para realizar os exames e as avaliações. Quem já experimentou a facilidade aprovou, como o caminhoneiro Paulo Antunes Custódio, 42, do Mato Grosso do Sul (MS). “No dia a dia a gente só pensa em carregar e descarregar. Até para comer, é tudo corrido. Por isso que essa iniciativa é muito importante”, contou.

Paulo Giovane Cruz, 31, também saiu do MS para descarregar em Paranaguá. Aproveitou o projeto e participou das ações. “O projeto é muito bom, porque as nossas viagens são sempre longas, e se paramos para fazer exames como esses, perdemos um ou até mais dias. Assim fica mais fácil”, considerou.

SATISFAÇÃO – Uma recente pesquisa, encomendada pela Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, apontou que aproximadamente 90% dos caminhoneiros que descarregam e recebem cargas pelos portos do Paraná trabalham também junto a outros portos. Para eles, o de Paranaguá é o melhor do país.

A pesquisa também apontou que 53,67% dos motoristas consideraram que houve melhorias significativas na infraestrutura portuária nos últimos cinco anos e 59% disseram que o programa de descarga melhorou. Em relação à iluminação na região do Porto e ao sistema informatizado, mais de 70% dos entrevistados apontaram avanços na atual gestão. Outro dado interessante diz respeito à segurança e à limpeza do Pátio de Triagem: 67,33% dos caminhoneiros dizem observar melhorias nos últimos anos.

Jornalista: Cléber Gonçalves.

GALERIA DE IMAGENS