Programação especial do Meio Ambiente vai até a próxima quinta em Paranaguá

09/06/2014 - 15:10

Visitas à exposição “Riquezas da Mata Atlântica” e passeio ciclístico marcaram evento promovido pela Appa

A exposição “Riquezas da Mata Atlântica”, com as espécies de animais típicos da região, fica aberta ao público até a próxima quinta-feira (12), no Porto de Paranaguá. Diversas escolas municipais e estaduais já se cadastraram para visitar a exposição e assistir aos filmes do Cinema Ambiental promovido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Estas ações integram a programação especial desenvolvida pela Appa para comemorar o Dia da Mata Atlântica e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de ações envolvendo o público interno, a Appa organizou diferentes atividades para integrar o Porto e a Comunidade. Uma delas foi o passeio ciclístico Porto e Meio Ambiente realizado no último domingo (08). Cerca de 50 pessoas foram pedalando da sede do Porto de Paranaguá até o Aeroparque, num trajeto de cerca de quatro quilômetros.

Entre os participantes, estavam Cláudio, a irmã Patrícia e dois sobrinhos. Todos vestidos de verde e amarelo. “Eu uso muito a bicicleta, pelo exercício, pelo meio ambiente e por amor”, afirma Cláudio. “Esses eventos, a gente gosta de participar, porque ajuda a unir ainda mais a família”, completa Patrícia.

O chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Cyrus Daldin, também elogiou a iniciativa. “Mais uma vez essa parceria deu certo. Primeiro, como alternativa, deixar o carro em casa e usar a bicicleta. Em 20 minutos viemos lá do Porto até aqui o Aeroparque, o que demonstra um alternativa para Paranaguá, que é uma cidade plana. O Porto está de parabéns. Espero que esse passeio seja inserido no calendário das atividades do Meio Ambiente do Município e que todos passem a utilizar mais essa alternativa de pedalar”, sugere ele, que também participou do passeio.

Além de encerrar as atividades da Semana de Meio Ambiente da Appa, o 1º Passeio Ciclístico Porto e Meio Ambiente integrou, este ano, a 9ª Semana de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Paranaguá. “A parceria é essencial nessa relação Porto e Cidade – que só tem melhorado. Eu vejo esse passeio ciclístico com muito bons olhos. Com certeza, teremos muitos mais e, no ano que vem, o número de participantes será, pelo menos, triplicado. É um fato novo, que vai continuar para a Semana de Meio Ambiente. Todos estão de parabéns. O esforço conjunto está valendo a pena”, conclui o secretário municipal de meio ambiente, Antonio Ricardo dos Santos.