Projetos de infraestrutura dos portos paranaenses chamam a atenção da comitiva da ANTAQ 05/12/2024 - 18:31
Uma das obras apresentadas foi o Moegão, a maior intervenção portuária em desenvolvimento no Brasil
Uma comitiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) visitou o Porto de Paranaguá nesta quinta-feira (05). O superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais, Alexandre Florambel, a especialista Flávia Pontilhão e o chefe da unidade regional de Curitiba, Thiago Fernando Bonetti, tiveram contato com o trabalho realizado na Portos do Paraná.
“Assumi recentemente a superintendência e estou participando do projeto de visitar todas as regionais do país. O que mais me chamou a atenção na Portos do Paraná foram os projetos relevantes, olhando para o futuro”, afirmou Florambel.
Um dos projetos apresentados foi o Moegão, a maior obra portuária em execução no Brasil, orçada em R$ 592 milhões, custeada pela Portos do Paraná. A nova moega ferroviária está sendo instalada em uma área de 600 mil m² e vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá. A nova estrutura permitirá o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes, trazendo um aumento de 63% na capacidade de recepção de cargas.
“Apresentamos nossas principais obras de infraestrutura, como é o caso do Moegão, que garante aprimorar ainda mais a nossa infraestrutura e a confiabilidade do nosso sistema para a operação portuária. Todas as atividades e obras que realizamos cumprem o altíssimo nível das normativas da ANTAQ, tanto na prestação de serviços de transportes aquaviários quanto na exploração da infraestrutura portuária, o que nos destaca a nível nacional”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
O diretor Financeiro, Marcos Bonoski, o diretor Jurídico, Marcus Freitas, e o diretor de Operações, Gabriel Vieira, também receberam a equipe. Em maio deste ano, outra comitiva da ANTAQ visitou os portos paranaenses. Além de Thiago Bonetti, os diretores Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio conheceram a autoridade portuária paranaense.
Prêmios
Atualmente, a Portos do Paraná é tricampeã na categoria Conformidade Regulatória no Prêmio ANTAQ, tema que avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos. Em 2024, a empresa pública ficou entre as três primeiras na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG com o projeto Comunidades Sustentáveis, que implementa sistemas ecológicos de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina, no litoral do Paraná.