Retrofit tecnológico gera dois certificados para a Portos do Paraná 27/05/2024 - 17:02
Empresa pública recebeu atestado de 25 anos de garantia pela instalação de cabeamento e também selo verde pela destinação correta do material antigo
Neste dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, a Portos do Paraná recebeu um certificado de doação de 44 mudas de árvores nativas a serem plantadas no bioma vizinho aos Portos de Paranaguá e Antonina. Esse é o resultado da reciclagem de fiações antigas substituídas por um cabeamento de rede atualizado e que também recebeu outro certificado, com a garantia de 25 anos do fabricante pela excelência em sua instalação. Assim, a empresa pública mantém seu compromisso de aliar tecnologia, modernidade, eficiência e também respeito ao meio ambiente.
“Trocamos todo o cabeamento por um mais moderno, que não é comum. Além de ser certificado, a gente também teve o trabalho profissional de fazer a instalação de forma correta, o que nos deu o direito de ter uma garantia de 25 anos e também o Selo Verde, porque demos o destino correto ao cabeamento anterior com seu devido descarte e conversão em mudas de árvores nativas”, comemorou o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli.
De acordo com ele, esta é mais uma ação que mostra o planejamento e trabalho em equipe na Portos do Paraná. “São certificados importantes e mostram o cuidado da Portos com o meio ambiente e também com os bons equipamentos que colocamos na área de tecnologia e que possuem uma garantia de 25 anos, o que atesta a qualidade do serviço e o profissionalismo da empresa que veio prestar esse serviço. É a Portos do Paraná mais uma vez à frente no desenvolvimento da tecnologia”, destacou o dirigente.
“Foram aproximadamente 900 quilos de material destinados em conformidade com a legislação ambiental vigente em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, que são premissas que nós da Portos do Paraná executamos através dos nossos contratos, o que reforça um dos aspectos mais importantes para a sustentabilidade e projetos ESG da autoridade portuária. Ficamos muito felizes em receber este certificado hoje e por esta atividade ter gerado a doação de 44 mudas de espécies nativas ao Projeto Florestas do Futuro do SOS Mata Atlântica, é mais uma ação que a empresa desenvolveu de maneira positiva, ainda mais por se comemorar o Dia da Mata Atlântica nesta data”, lembrou Kellyn Carneiro, coordenadora de Planejamento e Licenciamento da Diretoria de Meio Ambiente.
O gerente de Tecnologia da Informação, Claudio Augusto dos Santos, explica que todo esse processo é chamado de retrofit, quando um equipamento ou estrutura já ultrapassado é substituído por um mais moderno.
“Tiramos o cabeamento velho e colocamos o novo tanto na área administrativa quanto na área das balanças operacionais. No nosso edital havia a previsão da garantia do material por parte do fabricante e da instalação correta. Tudo deveria seguir um rito para ser certificado posteriormente e essa certificação ocorreu hoje, quando recebemos o certificado de 25 anos de garantia”, destacou o gestor.
Segundo o coordenador de Infraestrutura e Comunicação, José Carlos Bom, havia muitos problemas com a rede, telefonia, balanças e controle de acesso devido aos cabos ultrapassados. "Estavam impossibilitados de suportar tecnologias modernas. No entanto, com a nova retrofit, que inclui cabeamentos de ponta, switches de última geração e outros equipamentos de alta qualidade disponíveis no mercado mundial, demos um salto significativo no campo da tecnologia e que possibilitou a implantação do sistema SAP", finalizou.
O encontro contou ainda com as presenças do secretário-geral da Presidência, Felipe Gama, do gerente de Desenvolvimento Empresarial, Luciano Rosina, do engenheiro Marcelo Marques, da empresa Headnet e também do gerente regional da CommScope, Lúcio Souza.