Segurança é mais um diferencial de Paranaguá para receber navios de cruzeiro 10/01/2025 - 15:05

 

Secretário da Segurança do Paraná e comandante-geral da Polícia Militar conhecem sistema de segurança de embarque e desembarque de turistas na Portos do Paraná


A segurança oferecida aos cruzeiristas no Porto de Paranaguá, com destino a Buenos Aires, é prioridade para a Portos do Paraná e para a Secretaria Estadual de Segurança. Nesta temporada, todas as sextas-feiras, cerca de 500 pessoas desembarcam do navio para passar o dia no litoral paranaense. Em média, outras 500 embarcam para iniciar a viagem.

Com o reforço do efetivo, aliado à presença constante da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP/Guarda Portuária), os turistas têm total tranquilidade para aproveitar as belezas naturais e históricas do litoral paranaense. “O Governo fez uma pesquisa para saber o que atrai as pessoas para o Paraná, e um dos quesitos é a segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

Nesta sexta-feira (10), o secretário Hudson Teixeira e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Cel. Jefferson Silva, foram recebidos pelo gerente da UASP, César Kamakawa.

Eles acompanharam de perto o trabalho da Guarda Portuária na operação de desembarque dos passageiros do MSC Armonia e no processo de embarque no Mega Rocio. “A segurança começa dentro do porto e se estende para todos os atrativos do nosso litoral”, enfatizou Teixeira.

De acordo com o comandante-geral da PM, o efetivo da corporação também é reforçado neste período. “A Polícia Militar faz um aporte no efetivo para a programação do Verão Maior e, nas sextas-feiras, intensificamos o trabalho na área do porto e nos locais de visitação”, afirmou o coronel Silva.

O gerente da UASP/Guarda Portuária destacou que toda a operação segue protocolos internacionais de segurança, já que o navio sai do Brasil com destino ao Uruguai e à Argentina. “Tudo precisa transcorrer na mais absoluta normalidade e dentro dos padrões internacionais. A visita do secretário de Segurança para verificar como trabalhamos é muito importante para o Porto de Paranaguá”, afirmou Kamakawa.

Nesta temporada, a Portos do Paraná instalou 20 câmeras de vigilância no Complexo Mega Rocio, onde os passageiros passam pela aduana. O sistema é monitorado 24 horas pela Guarda Portuária, que, diante de qualquer atitude suspeita, aciona imediatamente outros órgãos de segurança. As imagens também são compartilhadas com a Receita Federal e a Polícia Federal, responsáveis pela fiscalização.

Outro cuidado é com as bagagens. Antes de serem levadas para o navio, as malas e mochilas passam por um scanner, e cães farejadores atuam na busca de possíveis produtos ilícitos. A movimentação das bagagens do terminal de embarque até o cais é acompanhada por agentes de segurança para evitar qualquer incidente.

 

GALERIA DE IMAGENS