Simulado comprova capacidade do Porto de Paranaguá para atender emergências 30/04/2015 - 11:20

A realização do 1º Simulado Prático para Prevenção de Acidentes em Terminais Líquidos, coordenado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), nesta quarta-feira (28), comprovou a capacidade de 100% de atendimento e resposta rápida para um eventual acidente de incêndio ou explosão.

Realizado na sede da empresa Cattalini, o simulado faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), formado por 28 empresas que operam terminais no Porto de Paranaguá. A ação durou 30 minutos, desde o acionamento do alarme de incêndio até o fim da ocorrência.

O simulado serviu para avaliar eficácia da comunicação do acidente, o tempo de resposta para o atendimento (chegada no local), a eficiência da equipe no combate ao acidente e a disponibilidade de recursos humanos e materiais de todas as empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo.

A área portuária de Paranaguá conta com cinco terminais líquidos, com capacidade de armazenamento de cerca de 800 mil metros de cúbicos.

“Com o Plano de Auxílio Mútuo estamos atingindo 100% de resposta preventiva”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Eziquel Siqueira. “Neste simulado pudemos comprovar que o Porto de Paranaguá está muito bem assistido, não apenas pelo Corpo de Bombeiros, mas também pelas empresas que integram o PAM, caso aconteça um acidente em terminais que armazenam e movimentam granéis líquidos”, afirmou o capitão.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que ações como esta demonstram o diferencial do Porto de Paranaguá aos seus clientes e usuários. “É uma ação preventiva e que oferece maior confiabilidade ao serviço prestado. O principal objetivo da Appa é prevenir danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado.”

CENÁRIO - O cenário do incêndio foi um dos tanques do terminal da Cattalini, com capacidade para o armazenamento de 5 mil metros cúbicos de óleo diesel, o equivalente a 160 caminhões. O incêndio teria sido provocado por eletricidade estática, havendo necessidade de controlar e apagar o incêndio e de esfriar os tanques vizinho.

O acionamento do Plano de Auxílio Mútuo prevê uma sequência de ações em casos de incêndio ou explosão que são a verificação do início da ocorrência, o acionamento da brigada interna de emergência da empresa, comunicação para o Corpo de Bombeiros e para as empresas signatárias do Plano de Auxílio Mútuo.

O Corpo de Bombeiros utilizou três caminhões de combate a incêndio e, chegando ao local, assumiu o comando da operação, com o lançamento de espuma no local e na bacia de contenção. Os bombeiros também foram responsáveis pelo resfriamento dos tanques vizinhos, evitando qualquer possibilidade de propagação do incêndio para os demais tanques.

INTEGRAÇÃO - O diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurelio Ziliotto, explica que o mais importante é a integração entre as empresas que aderiram ao Plano de Auxílio Mútuo. “Promovemos reuniões mensais com todos os arrendatários, operadores e comunidade portuária para integrar as ações individuais de prevenção nas questões de segurança, saúde e meio ambiente. Esta integração é fundamental para bons resultados como os de hoje”, ressaltou Ziliotto.

O gerente de segurança, saúde, proteção ambiental e qualidade da Cattalini, Fernando Pereira do Santos, ressalta a importância da realização de simulados para a empresa. “Dentro do nosso programa de gerenciamento de risco, eventos como este são normais e tem como objetivo treinar a organização de emergência como um todo. Neste simulado pudemos constatar tempos de resposta satisfatórios, conforme o esperado incluindo a brigada de emergência

Além do Plano de Auxílio Mútuo, a Administração dos Portos possui um Plano de Controle de Emergência, que inclui ações de mitigação em caso de acidentes como incêndios, explosões, acidentes ambientais e acidentes com vítima.

GALERIA DE IMAGENS