Teste comprova viabilidade do novo projeto de pier em “F” do Porto de Paranaguá 10/02/2015 - 16:23

Testes de manobrabilidade feitos com simuladores atestaram que a operação do novo píer em formato de F – projeto em fase de elaboração pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - é viável. As simulações comprovam que os quatro novos berços podem funcionar sem atrapalhar as demais operações do Porto de Paranaguá.

O píer será construído na parte oeste do cais comercial, e funcionará como um novo sistema de embarque de granéis sólidos. O complexo vai compor o Corredor de Exportação, nos mesmos moldes do atual corredor leste, com oito correias que levarão os grãos das esteiras transportadoras de uso comum diretamente aos navios.

“Este é o segundo grande projeto executivo concluído pela APPA. Inicialmente realizamos o projeto do Pier em “T”, já concluído e agora estamos concluindo o Projeto executivo do Píer em “F”. Estes empreendimentos quando concluídos requalificaram as instalações do Porto de Paranaguá, ampliando a oferta de serviços e elevando substancialmente a produtividade do Porto. Neste complexo, cada berço terá capacidade de carregamento de 4 mil toneladas por hora”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Viabilidade – O teste de viabilidade foi realizado em São Paulo, no Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) da Universidade de São Paulo (USP). O equipamento é capaz de reproduzir as condições de navegação e de atracação de navios em águas restritas como as de canais, portos e rios.

“As manobras simuladas comprovaram a viabilidade de atracação nos quatro berços do píer em F, assim como a possibilidade de atracação de navios graneleiros com porte máximo de 300 metros, ou seja, tamanho superior aos que atracam atualmente”, afirmou o diretor de Operação da APPA, Luiz Teixeira da Silva Junior, que acompanhou a simulação juntamente com equipe técnica do porto. Segundo ele, outro fator positivo atestado pelo equipamento é que o novo píer em F não irá atrapalhar a atracação de navios nos berços já existentes.

O sistema permite prever com exatidão manobras de atracação arriscadas e simular as condições de comando de embarcações após a conclusão das obras portuárias. Ao longo de três dias de testes, quatro práticos da Paranaguá Pilots conduziram navios em diversas simulações – o aparelho cria condições semelhantes as do Porto de Paraná, incluindo eventos críticos, como ventos fortes, ondas, correntezas, marés e diferentes condições de visibilidade, como neblina, noite, chuva e sol. Em todas elas os práticos atestaram a viabilidade de operação do píer.

Simulador– O SMH recria o cenário em um ambiente de realidade virtual, com mais de 12 telas de 46 polegadas que simulam a vista da cabine de comando. Há também telas menores que imitam equipamentos como radar, GPS, carta náutica eletrônica, mostradores de velocidade e de inclinação. A estrutura também conta com timão e manches de comando. A estrutura inclui ainda uma cadeira que se movimenta para simular o balanço de um navio.

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