FAQ - Perguntas Frequentes

Onde estão localizados os Porto de Paranaguá e Antonina?
Os dois portos estão localizados no litoral paranaense, na Baía de Paranaguá. O acesso marítimo se dá pelo Canal da Galheta, definida nas Cartas Náuticas de Marinha nos 1.821 e 1.822. Tem 150/200 metros de largura, 20 milhas de extensão e 13/15 metros de profundidade. Conta ainda com leito em areia, que permite navegação segura.

Pela rodovia, o acesso se dá pla BR-277, ligando Paranaguá a Curitiba e conectando a BR-116 pelas rodovias PR-408, PR-411 e PR-410.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina é pública ou privada?
Pública. A Portos do Paraná (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) é uma empresa pública estadual que faz a gestão dos portos paranaenses. Os portos do Paraná foram delegados ao Estado do Paraná através do Convênio de Delegação nº. 037/2001, celebrado em 11 de dezembro de 2001, com a União. Este tinha validade de 25 anos, vigoraria até dezembro de 2026, mas já foi prorrogado antecipadamente em maio de 2020.

Com este primeiro termo aditivo, o novo período de delegação vai do vencimento original, ou seja, 2026, para mais 25 anos. Até 2051, os portos paranaenses seguem sob administração do Governo do Estado, através da Portos do Paraná.


Qual a relação da Appa com o Governo do Paraná? E com o Governo Federal?
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é uma empresa pública estadual, subordinada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, que administra os portos D. Pedro II, em Paranaguá, e Barão de Teffé, em Antonina.
O contrato de concessão dos portos paranaenses, entre Estado e União, teve início em fevereiro de 1949. Em dezembro de 2001, foi substituído pelo Convênio de Delegação nº. 037/2001, entre Estado e União, que vigora até 2026, mas já teve aditivo para mais 25 anos, até 2051.


Qual a origem e o destino das cargas exportadas pelos Portos de Paranaguá e Antonina?
Os portos paranaenses são essenciais para o escoamento da produção agrícola e industrial brasileira, recebendo cargas de todas as regiões do país para enviar para estabelecer uma vasta corrente de comércio com mais de 210 países.

Os porto de Paranaguá e Antonina são as principais vias de escoamento da safra dos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Também recebe cargas dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.
As exportações têm como principais destinos a China, Holanda, Coréia do Sul, Hong Kong e Japão.


Qual a origem e o destino das cargas importadas pelos Portos de Paranaguá e Antonina?
Assim como nas exportações, os portos do Paraná também são algumas das principais portas de entrada dos produtos estrangeiros no país. Os Portos de Paranaguá e Antonina recebem cerca de 31% do fertilizante importado por todo o Brasil.
As principais origens das cargas recebidas são China, Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Argentina.

Qual o volume de carga movimentada pelos Portos do Paraná?
Anualmente, mais de 57 milhões de toneladas de cargas são movimentadas pelos Portos de Paranaguá e Antonina.

Qual a relevância dos Portos de Paranaguá e Antonina em relação aos demais portos do país?
O Porto de Paranaguá, em especial, é o segundo maior porto público do Brasil. Por segmentos de cargas, na movimentação de contêineres, o Porto de Paranaguá é o 2º porto público. Neste, é o 1º nas exportações de frango.

No segmento dos granéis sólidos, o Portos é o 1º na importação dos fertilizantes, entre os portos brasileiros; e o 2º nas exportações de soja, em grão e farelo; e de açúcar.

No segmento dos graneis líquidos, o Porto de Paranaguá é o 2º nas exportações de óleo de soja e álcool.

Em Carga Geral, o Porto de Paranaguá é o 2º nas exportações de papel e o 3º na importação e exportação de veículos.


Quais os principais investimentos realizados nos Portos de Paranaguá e Antonina nos últimos anos?

A empresa pública deve investir R$ 609 milhões em obras de infraestrutura terrestre e marítima. Somente no programa de dragagem continuada, para os próximos cinco anos, são R$ 403,3 milhões. Também estão em andamento o projeto executivo do novo Corredor de Exportação (R$ 451,3 mil); a reforma do Píer de Inflamáveis (R$ 28,5 milhões); e a derrocagem da Pedra da Palangana (R$ 23,2 milhões), entre outros.

A ampliação do cais e a modernização do berço 201, do Porto de Paranaguá, com investimentos de quase R$ 178 milhões, a recuperação da avenida Bento Rocha (R$15,9 mi) e o novo viaduto da BR 277 (R$ 12,7 mi) foram recentemente concluídos.

Em relação a investimentos privados, previstos, o Porto de Paranaguá terá uma nova área de cerca de 27,5 mil metros quadrados, na faixa primária, destinada à operação de celulose, na extremidade oeste do cais comercial. O investimento esperado é de R$ 103 milhões.

Um segunda área, para movimentação de veículos, no Porto de Paranaguá, no lado leste do cais, com 74 mil metros quadrados e pátio com capacidade para 4 mil vagas, estimativa de custos de investimento (Capex) é de R$ 25 milhões.

Dois novos arrendamentos estão disponíveis para consulta pública. Uma área para movimentação de líquidos – com previsão de nova infraestrutura de cais. E uma área para movimentação de carga geral, em especial açúcar ensacado. Os certames devem acontecer no primeiro semestre de 2021, com investimentos superiores R$ 367 milhões. ~

Em breve, outras três áreas de granel vegetal terão suas consultas públicas abertas. Além disso, está prevista a obra para uma nova moega exclusiva para descarga ferroviária, no projeto que temos chamado de moegão, contribuindo para a logística de transporte.


Qual a profundidade máxima do canal da Baía de Paranaguá?
A profundidade máxima é de 15 metros. O calado operacional específico de cada berço pode ser verificado em http://www.portosdoparana.pr.gov.br/Operacional/Pagina/Calados