Governança Corporativa
A Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e monitoradas. É um conceito de gestão que abrange assuntos relativos ao poder de controle e de direção, bem como as formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses de natureza empresarial, envolvendo o relacionamento entre o Governo, Conselho de Administração, Diretoria-Executiva, Comitê de Auditoria e Conselho Fiscal.
A Governança Corporativa da Portos do Paraná adota práticas alinhadas a padrões internacionais de governança com o objetivo de aperfeiçoar a gestão da empresa.
Nesse contexto de aperfeiçoar a gestão da empresa, a Governança Corporativa da Portos do Paraná criou a Superintendência de Governança. Além disso, com a finalidade de avaliar, dirigir e monitorar de maneira mais eficiente a organização, a Superintendência possui as Coordenadorias de Compliance, Controle Interno, Ouvidoria e Auditoria Interna.
A Superintendência de Governança da Portos do Paraná adota o modelo das três linhas, que são um conjunto de diretrizes que visam esclarecer e organizar as responsabilidades e papéis dos profissionais da organização.
A primeira linha de é composta pelos responsáveis por monitorar e controlar os processos de trabalho dentro do órgão.
A segunda linha é composta por funções de gestão de risco e de conformidade. Estas atividades de controle são políticas e procedimentos que direcionam as ações individuais na implementação das políticas de gestão de riscos, diretamente ou mediante a aplicação de tecnologia, a fim de assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas.
A Auditoria Interna é a função que compõe a terceira linha de defesa, ela fornece avaliações independentes e objetivas sobre os processos de gerenciamento de riscos, controles internos e governança aos órgãos de governança e à alta administração.
ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA
São frentes de atuação da Superintendência de Governança:
- Controles Internos;
- Compliance;
- Ouvidoria;
- Auditoria Interna;
- Gestão de Processos;
- Gestão de Riscos.
Controles Internos
O Controle Interno é a instância estabelecida na estrutura organizacional da empresa para realizar ações de supervisão e monitoramento dos controles internos da gestão, composto por servidores técnica e administrativamente vinculados à Portos do Paraná.
Compliance
A Área de Compliance da Portos do Paraná representa um importante instrumento de integridade corporativa, descrevendo os compromissos assumidos pela companhia em relação à promoção dos mais altos valores éticos e transparência na condução de seus negócios, com tolerância zero à fraude e corrupção.
Ouvidoria
Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços públicos prestados à população.
Auditoria Interna
A Coordenaria de Auditoria Interna, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada, é uma atividade independente de avaliação e de consultoria, com o objetivo de agregar valor e melhorar as operações da Portos do Paraná, de avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
Gestão de Processos
A Área de Gestão de Processos visa à melhora da transparência, da governança e da capacidade de resposta às mudanças regulatórias e tecnológicas.
Gestão de Riscos
A gestão de riscos é um processo fundamental para uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade de suas operações. Além disso, A gestão de riscos auxilia na compreensão das incertezas que podem vir a ocorrer durante a busca dos seus objetivos.
AÇÕES DA SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA
I Semana de Ética e Integridade da Portos do Paraná
Projeto Transparência Ativa
Workshop - MINFRA
LEGISLAÇÃO ATRELADA
Conselhos e Comitês
Políticas da Portos do Paraná
RELATÓRIOS DE GOVERNANÇA
Carta Anual de Governança